Ilhas Fiji atingidas pelo pior tufão de sempre

Winston chegou ao arquipélago do oceano Pacífico com rajadas superiores a 300 km por hora.

Foto
Imagem do furacão obtida pela NASA na madrugada passada NASA

As ilhas do arquipélago Fiji, no oceano Pacífico, foram atingidas neste sábado pelo mais forte tufão que alguma vez registado na região. Os habitantes barricaram-se dentro de casa, depois de um recolher obrigatório decretado pelo Governo, e todos os voos internacionais foram anulados.  

“O nosso país enfrenta uma prova difícil”, declarou o primeiro-ministro Voreqe Bainimarama num discurso feito à nação de apenas 900 mil habitantes. “Devemos ser solidários e ajudar uns aos outros. Estejam alerta e preparados para um acontecimento terrível.”

O tufão tropical Winston, com ventos violentos na ordem dos 220 km por hora e rajadas que atingem os 315 km por hora, está a atravessar a principal ilha do arquipélago, Viti, segundo o centro meteorológico daquele país.

“Esta mega tempestade tem o potencial de provocar estragos catastróficos neste arquipélago frequentado por centenas de milhares de turistas todos os anos”, preveniu Iris Low-McKenzie, presidente da organização Save the Children Fiji.

“A trajectória do tufão faz pensar que ele irá varrer o aeroporto internacional em Nadi. Se assim for e se fizer danos importantes, a destruição complicará a chegada de ajuda humanitária”, disse.  

As companhias aéreas Fiji Airways, Virgin Australia e Jetstar anularam todos os voos para este destino turístico muito escolhido pelos australianos e neozelandeses.

A tempestade já tinha tocado brevemente a ilha de Vanua Levu, mais a norte, e durante a semana atingiu por duas vezes Tonga.

“Nunca tinha visto um tufão assim tão violento nos últimos 60 anos”, disse Zalim Hussein, habitante das Fiji, por telefone à agência noticiosa AFP. “Estamos todos com muito medo e esperamos que passe rápido.”

O director de gestão de catástrofes, Akapusi Tuifagalele, disse ao site local Fijilive que 758 centros de acolhimento foram preparados naquele arquipélago da Melanésia.

As autoridades impuseram um recolher obrigatório no sábado à noite, o primeiro-ministro explicou que é muito perigoso sair de casa. "O risco de ser apanhdao por objectos é muito elevado”, acrescentou.

Os tufões são recorrentes no Sul do oceano Pacífico e as suas consequências são difíceis de prever. As violentas tempestades poderão provocar estragos importantes.

O Gabinete das Nações Unidas para as questões humanitárias anunciou que estava pronto a dar a ajuda necessária, avisando para os habitantes estarem preparados para possíveis inundações provocadas pelo tufão Winston.

 

Sugerir correcção
Comentar