Jon Nazca/Reuters
Foto
Jon Nazca/Reuters

Cortiça portuguesa vai desfilar na Semana da Moda de Londres

A casca de sobreiro foi o material escolhido por Portugal para simbolizar a utopia da sustentabilidade ecológica no International Fashion Showcase

A cortiça portuguesa vai estar em destaque na Semana da Moda de Londres, que decorre entre esta quinta-feira, dia 18, e 23 de Fevereiro e durante a qual os portugueses Marques'Almeida vão apresentar em desfile a sua colecção para o próximo Outono/Inverno.

A casca de sobreiro foi o material escolhido por Portugal para simbolizar a utopia da sustentabilidade ecológica no International Fashion Showcase (IFS), uma iniciativa do British Council e do British Fashion Council em que participam 24 países convidados.

O evento, que faz parte do calendário oficial da Semana da Moda e serve de plataforma para estilistas emergentes, tem por tema este ano "Utopias da Moda", evocando o livro "Utopia", de Thomas More, publicado há 500 anos, refere a informação disponibilizada pela Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP).

Desafiados a partilhar a sua interpretação de utopia, os responsáveis pela presença portuguesa, co-planeada pela Aicep Portugal Global e pelo Portugal Fashion — Associação Nacional de Jovens Empresários, escolheram a cortiça para "dar a conhecer o potencial enquanto matéria-prima de eleição".

Uma tonelada de cortiça, doada pela Corticeira Amorim, foi usada para cobrir o chão e uma estrutura que domina a sala, onde estarão expostas criações de Estelita Mendonça, HIBU, KLAR, Pedro Neto e UNT.

No espaço oficial da Semana da Moda, no edifício Brewer Street Car Park, a moda portuguesa estará representada por Alexandra Moura, Carla Pontes, Daniela Barros e Susana Bettencourt, num "showroom" (espaço expositivo) de vendas.

A presença portuguesa culmina com o desfile na terça-feira da coleção Outono/Inverno da Marques'Almeida, fundada pela dupla Marta Marques e Paulo Almeida. Esta é a décima colecção que a marca apresenta no calendário oficial da Semana da Moda de Londres, onde este ano vão revelar as suas criações 83 estilistas internacionais.