Açores pode ser o melhor destino europeu do ano

As ilhas açorianas representam Portugal entre os 20 candidatos a Best European Destination 2016. Votação online aberta até 10 de Fevereiro

Foto
Paulo Ricca

Em edições anteriores, a sorte até já sorriu a Lisboa (que venceu em 2010 e ficou em 2.º lugar no ano passado) e ao Porto (que venceu em 2012 e 2014). Agora, o grande (e único) representante português na competição Best European Destination são os Açores. O arquipélago está entre os 20 candidatos selecionados para a 7.ª edição destes prémios cuja votação é feita online e que, em 2015, deu a vitória Bordéus. A votação está aberta até 10 de Fevereiro e pode ser feita online em vote.ebdest.in.

Conseguirão os Açores bater estrelas como, entre outros, Amesterdão, Atenas, Barcelona, Berlim, Londres, Madrid, Paris, Praga, Roma ou Viena?

A competição é organizada e promovida pela European Consumers Choice (ECC), uma "organização sem fins lucrativos de consumidores e especialistas", com sede em Bruxelas, que "avalia produtos e serviços", além de realizar rankings turísticos. Para competir na European Best Destinations (que engloba uma rede de 350 destinos), a ECC seleciona “dez dos destinos mais visitados e dez destinos convidados”.

Foto
Faial Paulo Ricca

No ano passado, Bordéus venceu com 17,32% dos votos (42.396), cerca de cinco mil votos mais dos que recebeu o segundo classificado, Lisboa. No top 5 das preferências seguiam-se Atenas (20.184), La Valeta (Malta, 21.658) e Riga (Letónia, 25.627).

Foto
Corvo Paulo Ricca

Globalmente, votaram mais 6% de pessoas quem em 2014, atingindo-se, segundo a organização, 244.966 votos de 113 países.

Neste ano, Porto e Lisboa ficam de fora mas, segundo Maximilien Lejeune, da European Best Destinations, adiantou à Fugas, “é provável” que Porto e Lisboa voltem a competir em 2017, "não como destinos emergentes" mas "entre os maiores destinos europeus". Ainda assim, como refere o responsável, Portugal está bem representado em 2016 por uma "verdadeira jóia do turismo da Europa".