Torne-se perito

John Rambo já não volta à luta

Sylvester Stallone anunciou que não haverá Rambo V. “O coração tem vontade, mas o corpo diz ‘fica em casa!”, contou o actor de 69 anos à Variety.

Sylvester Stallone há dois anos em Nova Iorque
Foto
Sylvester Stallone há dois anos em Nova Iorque Mike Coppola/Getty Images/AFP

Ao longo dos últimos oito anos, desde a estreia de Rambo IV, que Sylvester Stallone dizia que sim, que estava a escrever o argumento de um quinto episódio. Não vai acontecer, disse agora em entrevista à revista Variety. “O coração tem vontade, mas o corpo diz ‘fica em casa!”

Aos 69 anos, Stallone acha que seria “como os lutadores que voltam para um último round e levam uma tareia”. É preciso saber quando parar. “Deixem isso para outros.”

Em 2008, quando tinha 61 anos, Stallone encarnou pela quarta e última vez John Rambo desde a estreia da personagem, em 1982. Dessa vez, mergulhou nos cenários de guerrilha da Birmânia. Objectivo: salvar um grupo de voluntários cristãos raptados por uma unidade de infantaria local. E o actor ficou contente com os resultados. “Como filme de acção, fiquei muito satisfeito que abordasse a situação birmanesa. O filme tinha um pé num acontecimento em curso, a mais longa guerra civil da história, 65 anos na altura. Era tão brutal, como as guerras civis são, que fiquei chocado que me dessem [apenas] uma classificação R.”

Com classificação R, nos Estados Unidos, os adolescentes abaixo dos 17 só podem entrar acompanhados por um adulto. E Stallone diz que, já na altura, sentiu que seria o último grande filme do género que faria. Por isso não quis procurar audiências mais vastas suavizando o argumento: “Não quis compromissos. Pensei: ‘Este é provavelmente o último filme decente deste tipo que vou fazer como protagonista.’ Quando ficou terminado, nunca voltei a sentir a mesma vontade de repetir.”  

Ainda na mesma entrevista, acrescentou: “Não resta nada. Quando me pediram para fazer outro Rambo disse: ‘Se não posso fazer melhor do que da última vez, e não posso, então porquê? […] Sabem quando nos damos conta de que não há mais nada para inventar?”

Segundo a Variety, Stallone também não está envolvido na série televisa Rambo, em produção pela Fox e centrada no filho desta popular personagem. “É delicado tentar substituir uma personagem pelo seu filho. Vi o filho de Flicka, o filho de Tarzan, o filho de King Kong, o filho de Godzilla. É uma premissa difícil”, explicou o actor nos trechos de entrevista que a revista publicou esta terça-feira como teaser para a sua próxima edição.

Na versão integral da entrevista, Stallone fala também sobre a sua personagem-ícone, Rocky Balboa, que interpreta pela sétima vez, desde 1976, no filme estreado a 31 de Dezembro nos  Estados Unidos sob o título Creed.

Sugerir correcção