Mau tempo provoca um desalojado e corte de várias estradas

Estragos são visíveis sobretudo no norte do país. Subida do caudal do Tâmega preocupa Protecção Civil de Amarante.

Foto
As temperaturas mínimas deverão rondar os três graus negativos e os três graus positivos. Paulo Pimenta

O mau tempo que está a assolar Portugal continental já provocou um desalojado e o corte de várias estradas, principalmente no norte do país.

Em Vila Real, a forte chuva que caiu provocou um deslizamento de terras, que afectou uma habitação e desalojou um homem de 66 anos e uma inundação na zona industrial atingiu alguns automóveis.

A chuva provocou também o corte da Estrada Nacional 2, entre Parada de Cunhos e a Cumieira.

Segundo fonte da GNR, ao final da tarde, no distrito de Vila Real, mantinha-se também cortada ao trânsito, devido a um desmoronamento, a Estrada Nacional (EN) 304, que liga a Campeã (Vila Real) a Mondim de Basto, na zona de Aveção do Cabo, sendo a alternativa a via que atravessa esta mesma localidade.

Também a Estrada Municipal (EM) 585 foi interrompida nos dois sentidos devido ao deslizamento de terras para a via. A alternativa é a EN 323-3.

O mau tempo condicionou a EN 312, na zona de Cerva, Ribeira de Pena, onde a circulação rodoviária se faz de forma alternada.

Na cidade de Chaves, também no distrito de Vila Real, uma derrocada de um muro atingiu o anexo de uma habitação.

Em Águeda, a subida do nível das águas no rio devido à chuva levou ao corte da circulação em três estradas e à derrocada de algumas barreiras.

Em Amarante, a Protecção Civil está de prevenção devido à subida do caudal do Tâmega, que cerca das 17h30 estava a cerca de 70 centímetros de atingir a baixa da cidade. Naquele concelho, há também registo de pequenas derrocadas, mas sem provocar danos.

Na Trofa, as estradas nacionais 14 (Famalicão-Maia) e 104 (Vila do Conde-Santo Tirso) estão cortadas à passagem pelo concelho de Trofa, distrito do Porto, sendo que o tráfego está a ser feito por vias alternativas.

No distrito de Braga registaram-se 48 ocorrências, na sua maioria relacionadas com inundações urbanas de "pequena monta", informou o Centro Distrital de Operações de Socorro.

A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) alertou nesta segunda-feira a população para a adopção de medidas preventivas devido às previsões de chuva, neve e agitação marítima para os próximos dias.

Num aviso à população, a Protecção Civil refere que, para os próximos dias, está prevista a queda de neve nas regiões do norte acima dos 800 metros e formação de geada durante a noite, sendo expectável desconforto térmico devido à descida acentuada da temperatura mínima, sobretudo nas terras altas, associada ao vento forte.

Sugerir correcção
Comentar