Se o tema de James Bond tivesse sido dos Radiohead, teria sido assim

Banda revelou o tema que foi convidada a compor para Spectre. Sam Smith acabou por ser o escolhido.

Foto
Banda já reagiu oferecendo o "coração" e o "apoio" aos fãs atacados.

Em dia de Natal, uma prenda dos Radiohead. Nada mais nada menos do que uma nova canção da banda, que tinha sido convidada no ano passado a compor o tema de Spectre, o último filme de James Bond. Sam Smith acabou por levar a melhor, mas os Radiohead gostaram do que fizeram e decidiram agora publicar o tema para todos ouvirmos o que poderia ter sido.

O processo repete-se a cada filme de James Bond: convidam-se vários artistas a compor o tema de abertura da saga e das propostas apresentadas escolhe-se um. Este ano, foi Sam Smith o escolhido com um tema de dividiu opiniões, deixando para trás, por exemplo, as cantoras Ellie Goulding e Lana Del Rey.

Goulding chegou mesmo a publicar uma foto sua em Julho a sair dos míticos estúdios de Abbey Road com a legenda: “É uma armadilha”. Partilhou ainda o título do filme de James Bond de 1973, Live and Let Die. Foi também em Abbey Road que Adele gravou Skyfall.

Os britânicos Radiohead também foram desafiados a compor um tema mas, ao contrário do habitual, em vez de arrumarem a canção numa gaveta os músicos decidiram publicá-la.

Não é sempre que temos a oportunidade de ouvir um tema que não chegou a ser escolhido para o filme do espião mais famoso do cinema. Já se ouviam alguns rumores sobre este trabalho dos Radiohead, surgindo até algumas apostas sobre o que a banda teria feito.

Nesta sexta-feira de Natal, no Twitter, Thom Yorke dissipou todas as dúvidas. O músico confirmou que de facto a banda tinha sido convidada mas que o tema que tinham composto não tinha funcionado. “Mas tornou-se algo nosso, de que gostamos muito”, escreve o músico numa declaração que pode ser lida também no Soundcloud. A banda aproveita ainda para desejar um bom Natal. “Que a Força esteja convosco”, conclui, numa referência a Guerra das Estrelas e em detrimento de 007.

O tema surge numa altura em que a banda parece estar a trabalhar num novo disco. Mas sobre isso, nem uma palavra. Pelo menos por agora.

Spectre, o 24.º filme de James Bond, realizado por Sam Mendes e protagonizado por Daniel Craig, teve como tema oficial Writing's on the Wall de Sam Smith, que sucedeu assim a Skyfall, de Adele. O tema, editado no final de Setembro, um mês antes da estreia do filme, foi escrito por Sam Smith e o seu compositor Jimmy Napes – foi a dupla que compos Stay With Me. Desde 1965 que o tema de James Bond não era da responsabilidade de um artista masculino a solo.

Sugerir correcção
Ler 5 comentários