Mego e Supersilent em destaque no MadeiraDig

A 12ª edição do festival MadeiraDig ocorre entre sexta e 2ªfeira, no MUDAS – Museu de Arte Contemporânea da Madeira, na Calheta, e a Estalagem da Ponta do Sol na localidade do mesmo nome

Foto
Klara Lewis, editora Mego

Uma das três datas dos A Winged Victory For The Sullen em Portugal será na Madeira, mais exactamente no âmbito da 12ª edição do festival MadeiraDig, que ocorre entre o MUDAS – Museu de Arte Contemporânea da Madeira, na Calheta, e a Estalagem da Ponta do Sol na localidade do mesmo nome. Dirigido a um público transnacional a edição deste ano estabelece relações entre diferentes géneros e a electrónica experimental.

O festival ocorre entre sexta-feira e a próxima segunda-feira. Para além do projecto americano, que actuará no domingo, outro dos destaques irá para os noruegueses Supersilent (2ª feira), muito conceituados no circuito do jazz mais experimental. A editora das electrónicas vienense Mego comemora 20 anos e para assinalar a data estará um contingente de músicos ligados à casa, num showcase a acontecer no sábado, com nomes como Florian Hecker & Tina Frank, Klara Lewis, Thomas Brinkmann e Chra.

A restante programação inclui ainda o projecto Circuit des Yeux (6ªfeira), da americana Haley Fohr, entre a electrónica experimental e a folk, ou o eléctrico quinteto norueguês Selvhenter (2ªfeira), entre o rock experimental e a improvisação jazz. O australiano John Chantler (6ªfeira), que opera a partir de um sistema de sintetizador modular, ou o duo Rashad Becker & Eli Keszler (domingo), são outros nomes que fazem parte do cartaz.

Ao longo dos anos o festival foi-se cimentado como um dos mais consistentes no campo das electrónicas e dos seus afluentes exploratórios, ganhando credibilidade internacional, através da programação de músicos firmados como William Basinski, Grouper, Roedelius, Fennesz, Oval, Jamie Lidell, Lee Ranaldo, Oneohtrix Point Never, Tim Hecker, Alva Noto ou Ben Frost.

Sugerir correcção
Comentar