Estudo vai avaliar benefícios do Yoga no combate a diabetes

Projecto vai decorrer nos mais de 40 Áshrama, a rede de Centros do Yoga da Confederação em Portugal e envolver alunos que já têm diabetes.

Foto
Nuno Ferreira Santos/Arquivo

Na véspera de mais um Dia Mundial da Diabetes, que se assinala este sábado, 14 de Novembro, a Confederação Portuguesa do Yoga prepara-se para assinar com a Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal  (APPD) o protocolo que arrancará com o primeiro estudo científico em Portugal, e um dos primeiros da Europa, sobre os benefícios da prática do Yoga nas pessoas com diabetes.

Numa altura em que a Diabetes se encontra entre as três doenças crónicas mais comuns no mundo, e que a prevalência de diabetes em 2014 em Portugal era de 13,1%, o que corresponde a 1 milhão de indivíduos, a Confederação propõe-se a avaliar cientificamente os efeitos da prática do Yoga nas pessoas com diabetes.

Segundo um comunicado da Confederação, a  redução dos níveis de glucose no sangue e das doses de medicação necessárias, o aumento de sensibilidade à insulina e a redução da resistência à insulina, e a diminuição dos níveis de ácidos gordos são alguns dos benefícios já verificados em estudos científicos levados a cabo noutras partes do planeta.

No mesmo comunicado, a Confederação Portuguesa do Yoga recorda que também a IDF- Federação Internacional da Diabetes reconheceu recentemente que “a prática do Yoga poderá ser uma estratégia para lidar com a Diabetes” ao passo que também a União Europeia defende que a Diabetes tipo 2 pode ser prevenida através da promoção de um estilo de vida mais saudável.

A proposta, agora, é dar evidencia científica ao caso português, num estudo que vai ser coordenado pelos departamentos médico e científico da confederação. O estudo vai decorrer nos mais de 40 Áshrama, a rede de Centros do Yoga da Confederação em Portugal e envolver alunos que já têm diabetes e fazem parte dos associados da APDP, instituição membro da e parceira do Governo Português na área da consultadoria científica em diabetes, na implementação do Programa Nacional para a Diabetes, em orientações técnicas na área da diabetes e na formação pós-graduada.

Numa conversa com o PÚBLICO por altura da primeira comemoração oficial do Dia Internacional do Yoga, Jorge Veiga de Castro, presidente da Confederação dava também conta da intenção de fazer trabalhos de amostragem dos benefícios da pratica do Yoga junto da comunidade estudantil, para provar os benefícios que existiriam com a introdução da disciplina nos curriculos escolares. 

Sugerir correcção
Ler 1 comentários