Atletismo russo suspenso de todas as provas internacionais devido ao doping

Decisão foi tomada pela Federação Internacional de Atletismo.

Foto
Imagens como estas não serão fáceis de repetir em breve FRANCK FIFE/AFP

O conselho directivo da Federação Internacional de Atletismo (IAAF, sigla na sua versão inglesa), liderado pelo britânico Sebastian Coe, decidiu nesta sexta-feira, por uma esmagadora maioria, suspender, provisoriamente, a federação russa de atletismo, bem como todos os seus atletas de todas as competições oficiais devido à suspeita de recurso generalizado ao doping.

Na base desta decisão estão as conclusões do relatório da comissão independente da Associação Mundial Antidopagem (AMA) que investiga os casos de doping trazidos a público pela estação televisiva alemã ARD, em Dezembro de 2014.

Depois de a Rússia ter assumido a existência de um problema de doping no país, nem a promessa de introdução de novas metodologias para os testes antidoping e a abertura de processos-crime contra atletas com resultados positivos, evitaram que o atletismo russo fosse punido com esta sanção tão grave, quando faltam apenas nove meses para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.

A primeira consequência prática desta decisão para a Rússia é a perda da organização de algumas competições internacionais. Os Mundiais juniores de atletismo, em Kazan, que iriam decorrer entre os dias 19 e 24 de Julho, já não se disputarão naquela cidade russa e o mesmo sucede com a Taça do Mundo de marcha por equipas, que deveria disputar-se a 7 e 8 de Maio, em Tcheboksary.

Sugerir correcção
Ler 4 comentários