S.T.E.P. eleva-te para trabalhares em altura

A Vertequip detém vários equipamentos de segurança mas foi com o S.T.E.P. que participou no concurso EDP inovação 2013 o que lhe valeu uma menção honrosa pelo mérito atribuido ao seu sistema

Manoel Junior de 48 anos e Pedro Gonçalves de 34, CEO e COO, são os fundadores da empresa Vertequip (equipamentos verticais) que surgiu com o propósito de desenvolver equipamentos para os sectores de construção, indústria, energias renováveis, serviços e manutenção de estruturas verticais capazes de melhorar a segurança e a produtividade de trabalhos em altura.

A Vertequip nasceu em 2011 e iniciou o seu negócio com um único produto patenteado, o S.T.E.P.. Com a empresa nasceram seis postos de trabalho que foram criados após a implementação da sua unidade industrial.

A empresa detém vários equipamentos que permitem melhorar o nível de segurança deste tipo de trabalhos, mas foi com o S.T.E.P., um sistema de translação e elevação de pessoas que concorreu ao concurso EDP Inovação em 2013.

Foto

Não ganharam, mas o concurso valeu-lhes uma menção honrosa responsável pela visibilidade que têm no hoje em dia no mercado, bem como um convite para fazerem parte da incubadora EDP Starter. “ Foi a partir deste prémio (a menção honrosa) que surgiu o convite de integrar no programa EDP Starter, um programa onde se criaram relações de networking importantíssimas para o arranque de uma Startup, bem como, acompanhamento especializado em várias áreas” explicou Pedro Gonçalves ao P3.

Foto

Em 2014 a convite da EDP criaram uma parceria com o intuito de desenvolverem um projecto-piloto para torres eólicas e estruturar oportunidades no sector das barragens. Para o COO da empresa “o prémio EDP inovação permitiu-nos entrar no radar da EDP e estabelecer uma parceira que mais tarde se concretizou na entrada da EDP para o capital da nossa empresa como investidor”.

Segundo Pedro Gonçalves “Desenvolver equipamentos simples e eficazes capazes de aumentar a segurança e a produtividade de trabalhos em altura” diminuindo o risco de acidentes é, a missão da empresa visto que “os problemas na execução dos trabalhos verticais são tantos e tão sérios que necessitavam com urgência de um equipamento que permitisse a extinção ou redução dos graves acidentes e mortes que ocorrem no mundo do trabalho”, justificando que “segundo dados da OIT (Organização Internacional do Trabalho) estima-se que 2,2 milhões de pessoas morrem como consequência de acidentes de trabalho e mais de 317 milhões de pessoas sofrem acidentes graves não fatais todos os anos. Outro grave problema está relacionado com a produtividade dos trabalhos em altura. Cerca de 40% do dia de um trabalhador é perdido com a reinstalação das suas linhas de vida e de segurança. Após uma análise cuidada percebemos que tínhamos “know-how” para desenvolver um equipamento eficaz que resolvesse os vários problemas existentes no sector.”

Os seus "targets" são essencialmente empresas de manutenção que vão desde os sectores da energia e construção, aos serviços de manutenção e indústria. A empresa actua no mercado nacional, mas é no mercado internacional que se verifica uma presença mais expressiva referiu Pedro Gonçalves ao P3.

Positiva foi como classificou a evolução da empresa desde a passagem pelo concurso EDP inovação em 2013 sublinhando que “o papel que a EDP desenvolve é importantíssimo na medida em que impulsiona positivamente a ainda “pequena vida” das Startups”, sublinhando que “em menos de um ano a Vertequip fez vários projectos para o universo EDP e projectos-piloto que levaram o grupo a considerar o investimento na empresa e a juntarem-se como accionistas, no dia 18 de Maio de 2015 em conjunto com a Rising Ventures, empresa que ajuda a criar negócios digitais na sua fase de inicial de desenvolvimento.

Sugerir correcção
Comentar