Não tens espaço para plantar em casa? Life in a bag

Dentro de cada embalagem vai tudo o que é necessário para fazer cada cultivo. A marca já recebeu alguns prémios e prepara novidades

Life in a Bag é um conceito simples, limpo e ecológico que permite a todos ter uma horta em casa. Dentro de cada embalagem vai tudo o que é necessário para fazer cada cultivo, desde a argila, a terra, as sementes biológicas e as instruções de cultivo. A life in a Bag lançou os seus produtos em 2014 e já começou colher os seus frutos. A prova foi o prémio atribuído pelo Comité Económico e Social Europeu (EESC) para o "European Award for Excellent Design and Sustainability 2015", seguido de um lugar de finalista na categoria "prémio inovação" dos “Food and Nutrition Awards 2015”.

A falta de espaço nas grandes cidades leva a que a maior parte das pessoas não possam plantar em casa. Vasos, sacos de terra, regadores de água, adubos, fertilizantes e todas as ferramentas exigidas no processo são uma dor de cabeça para quem mora em apartamentos e não dispõe de uma área para o efeito.

Para fazer face a estes problemas a “Life in a Bag”, desenvolveu um conceito que pretende incentivar as pessoas a cultivar os seus próprios alimentos em espaços reduzidos com recurso a materiais reutilizáveis e biodegradáveis. O conceito pertence a Alexandra Silva e Pedro Veloso, professora e engenheiro informático, ambos de Vila Nova de Famalicão. Alexandra Silva, gerente do negócio, referiu que o projecto surgiu quando começaram a perceber que podiam arranjar algo para as pessoas que não têm jardim ou "conhecimentos de agricultura, fazendo com que todos pudessem ver crescer aquilo que comem de forma ainda mais saudável, cultivando os próprios vegetais e ervas aromáticas utilizando nas suas casas técnicas de cultivo biológico”.

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A Life in a Bag desenvolveu este conceito simples, limpo e ecológico que permite a todos a ter uma horta em casa. Os produtos podem ser adquiridos na loja online ou através de lojas especializadas que os revendem, entre elas, lojas gourmet, de decoração, de produtos biológicos, museus, lojas de jardinagem ou floristas.

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Questionados sobre a inovação dos seus produtos, a empresa referiu que “os produtos incluem tudo o que é necessário para cultivar em casa ervas aromáticas, micro-vegetais ou flores comestíveis, tudo em modo biológico". "Todas as embalagens dos nossos produtos são o próprio vaso. Todas têm um design apelativo pois queremos que ao mesmo tempo seja um elemento decorativo em casa e uma alternativa original, útil e bonita para oferecer como presente".

Do conceito Life in a Bag fazem parte vários produtos. O "grow bag", um kit para cultivar ervas aromáticas, flores comestíveis e especiarias. Ideal para ser oferecido, é constituido por um saco impermeável, substrato, argila e algumas instruções. O "grow cork", para cultivar em espaços de tempo reduzios (poucos dias) é um pote de cortiça com bolas de argila, uma embalagem com substrato e sementes suficientes para cultivar várias vezes. Para quem gosta de plantar e fazer da janela da cozinha a sua horta, a Life in a Bag tem ao dispor a "grow box", uma mini horta feita com cortiça e cartão que permite obter culturas durante todo o ano. Para os mais novos também existe o kit “mini-jardineiros”, uma proposta divertida e didática para consciencializar os mais novos da vantagem de ser ecológico e do valor que têm a qualidade dos alimentos biológicos.

A mais recente novidade da empresa que lhes valeu um lugar de finalista na categoria de "prémio inovação" dos “Food and Nutrition Awards 2015” foi a criação de um produto que dispensa a necessidade de rega por crescer numa espécie de gelatina à base de algas (agar-agar).

Relativamente a perspectivas futuras, a Life in a Bag garante continuar a apostar na internacionalização dos seus produtos, na inovação e design, referindo que “querem ser uma referência nesta área, com produtos credíveis, inovadores e de óptima qualidade” Em declarações ao P3 ficou a promessa da criação de uma loja própria com um conceito completamente inovador.

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