Luis Miguel Cintra e Juan Goytisolo à conversa por causa de Genet

O encontro entre o actor português e o Prémio Cervantes 2014 sucede à exibição do único filme dirigido por Jean Genet, Uma canção de amor, e da curta-metragem Três pedras para Jean Genet .

Foto
Jean Genet

O escritor espanhol Juan Goytisolo e o actor Luis Miguel Cintra cruzam-se esta segunda-feira, no cinema Nimas, em Lisboa, para uma conversa sobre o escritor francês Jean Genet, no âmbito do Lisbon & Estoril Film Festival (LEFFEST).

O encontro entre o actor português e o Prémio Cervantes 2014 sucede à exibição do único filme dirigido por Jean Genet, Uma canção de amor, e da curta-metragem Três pedras para Jean Genet, que abre a sessão, às 17h30, em que o realizador alemão Frieder Schlaich documenta a homenagem da cantora Patti Smith ao autor de Querelle.

Genet rodou Uma canção de amor em 1950, cerca de uma década após a publicação de Nossa Senhora das Flores, uma viagem pelo submundo das prisões e um dos primeiros títulos do escritor.

O filme, sem diálogos, foi um dos primeiros a abordar abertamente a homossexualidade masculina, através da relação entre prisioneiros, e esteve proibido, durante anos.

Jean Genet nasceu em Paris, em 1910, viveu em instituições, ao longo da infância e da adolescência, dedicou-se ao roubo e à vagabundagem. Estreou-se na escrita, no início da década de 1940, depois de ter cumprido mais uma pena de prisão.

A obra do escritor, que vai da novela ao teatro, da poesia ao ensaio, testemunha o seu percurso, abordando temas como a prostituição, o roubo ou a homossexualidade.

Em Diário de um ladrão, Genet fala da colónia prisional da Guiana Francesa, na Ilha do Diabo, e dos condenados que por aí passaram.

Patti Smith, que visitou a ilha na década de 1980, na senda dos locais descritos pelo escritor, recolheu três pedras do local - que guardou numa caixa de fósforos -, na esperança de um dia as entregar ao autor.

Genet, porém, morreu a 15 de Abril de 1986 e só em 2013 a compositora de Horses cumpriu o seu desígnio, quando visitou Marrocos e o cemitério de Larache, onde o escritor se encontra enterrado.

O filme Três pedras para Genet documenta essa viagem: “Há promessas que nos acompanham toda a vida”, lê-se na apresentação da obra.

Juan Goytisolo, autor de Paisagens depois da batalha, um dos conhecedores de Marrocos, da sua cultura e da sua importância no Mediterrâneo, junta-se à sessão sobre o escritor que escolheu a região de Tânger como última morada.

Luis Miguel Cintra leva a experiência de quem encenou o teatro do escritor, como Splendid’s ou A varanda.

No sentido da noite, Querelle, As criadas, Amar e matar são algumas das obras de Genet editadas em Portugal.

Outras iniciativas de hoje do LEFFEST prevêem a exibição de Greed - Aves de Rapina, clássico de Erich von Stroheim, e de O Padrinho: Parte III, de Francis Ford Coppola, nas salas do cinema Monumental, em Lisboa.

Nestas salas também vão estar os realizadores Barbet Schroeder, David Gordon Green e Otar Iosseliani para mostrarem os seus filmes: Nossa Senhora dos Matadores,  Pineapple Express - Alta pedrada, e Chant d´hiver, respectivamente.

Sugerir correcção
Comentar