Sexo

Chá ou sexo: só com consentimento

É difícil compreender a importância do consentimento no que toca ao sexo? Então e se estivermos a falar de chá? O vídeo Consent: It's Simple as Tea, publicado pela polícia de Thames Valley no YouTube, põe tudo isto em perspectiva. Como? Ao mostrar que, seja para beber uma xícara de chá ou para iniciar um acto sexual, todas as respostas devem ser respeitadas. Tudo isto com bonequinhos bem simples que protagonizam situações simbólicas. Porque há quem não perceba e, como se diz, precisa de um desenho.

Se, por exemplo, uma pessoa muda de ideias e já não quer uma xícara de chá, não deve ser forçada a bebê-lo. E se está inconsciente, incapaz de responder à pergunta "Queres chá?", não pode ser obrigada a sorver qualquer tisana. Ou seja, "no means no". Ou antes, "yes means yes". Seja chá ou sexo, como se conclui no vídeo: "Se podes entender o quão ridículo é forçar as pessoas a beber chá quando não querem chá e és capaz de perceber quando as pessoas não querem chá... então quão difícil é entendê-lo quando se trata de sexo?"

O vídeo, que foi lançado na terça-feira pela força de segurança e pelo Thames Valley Sexual Violence Prevention Group, foi criado originalmente pelo estúdio Blue Seat e por uma blogger. Insere-se na campanha #ConsentisEverything dos agentes britânicos que tem como objectivo "apoiar as vítimas de agressão sexual e violação". Para que não tenham receio de denunciar casos à polícia. "Vamos ouvi-las e acreditar nelas", garante a Thames Valley Police no seu site. "Juntos podemos prevenir as violações garantindo que toda a gente sabe quando há consentimento sexual — e quando não há."