Mário de Carvalho e Paulo Varela Gomes entre os vencedores dos Prémios P.E.N. Clube

Isabel Mendes Ferreira, Luís Quintais, Gabriela Ruivo Trindade e Susana João Carvalho foram os outros autores distinguidos.

Fotogaleria
Mário de Carvalho Enric Vives-Rubio
Fotogaleria
Paulo Varela Gomes Miguel Manso

Seis escritores foram distinguidos com os Prémios P.E.N. Clube Português, estando entre eles Mário de Carvalho, na categoria Ensaio, e Paulo Varela Gomes, na de Narrativa, divulgou a instituição esta terça-feira. Cada categoria tem o valor pecuniário de 5000 euros, enquanto a referente à de Primeira Obra é de 2500 euros.

Mário de Carvalho foi distinguido com o Prémio Ensaio pela obra Quem Disser o Contrário é Porque Tem RazãoO júri desta categoria foi constituído por Ricardo Gil Soeiro, José Pedro Serra e Paula Cristina Costa. O escritor tinha já recebido o Prémio P.E.N. Narrativa em 2013, com o romance Fantasia para dois coronéis e uma piscina.

O júri do Prémio P.E.N. Narrativa, formado por Rita Taborda Duarte, Paula Morão e Francisco Belard, escolheu o romance Hotel, de Paulo Varela Gomes.

Na categoria Poesia, foram distinguidos ex aequo Isabel Mendes Ferreira, pela obra O Tempo É Renda, e Luís Quintais, por O VidroNesta categoria, o júri foi formado por Victor Oliveira Mateus, Casimiro de Brito e Paula Mendes Coelho.

Membros dos três júris escolheram ainda a Primeira Obra, tendo sido distinguidos, ex aequo, Gabriela Ruivo Trindade, pela obra Uma Outra Voz, em Narrativa, e Susana João Carvalho, por António Lobo Antunes: A desordem natural do olhar, em Ensaio.

O P.E.N. Clube foi constituído legalmente em Portugal em 1979, fazendo parte do P.E.N. Club Internacional, a maior e a mais antiga organização de escritores do mundo, que foi criada em 1921 por escritores ingleses, tendo tido como primeiro presidente John Galsworthy, Prémio Nobel em 1932.

A nomeação anual do candidato português ao Prémio Nobel na área da Literatura é feita pelo P.E.N. Clube Português, em escrutínio secreto, por votação de todos os seus sócios.

O ano passado, os vencedores do Prémio P.E.N. Clube, nas diferentes categorias, foram Gastão Cruz, Golgona Anghel, Diogo Ramada Curto, Ana Luísa Amaral e Bruno Vieira Amaral.

A data de entrega dos prémios "ainda está a ser estudada", disse à Lusa fonte do P.E.N. Clube.