Fotogaleria
Ana Chaves
Fotogaleria
Ana Chaves

Megafone

Sweet Bigas: cheesecake magro de framboesas

Levei a primeira colher à boca, depois outra e, quando me apercebi, já nada restava

Saí de casa com o sol a bater à porta e entrei no supermercado. Demorei-me menos de 20 minutos, de lista feita e sem filas de espera. Comprei queijos, fruta fresca, carne, peixe e iogurtes magros.

De há uns meses para cá, a minha vontade de devorar doces eclipsou-se – como o sol que já tinha ido à sua vida. Não sonho com as bolas de Berlim do Natário, com a aletria cremosa que chega ainda a fumegar ou com as fatias de bolo de chocolate ali de Miguel Bombarda.

Esta semana, determinada a contrariar o açúcar que já não me deve correr no sangue, fiz duas taças de marmelada e três copos de cheesecake.

A marmelada é uma daquelas coisas interditas a quem está a fazer dieta porque leva açúcar em doses grotescas (a receita clássica pede a mesma quantidade de marmelos e de açúcar – eu só usei metade, entre branco e amarelo).

Com os cheesecakes, a história foi outra. Como não me apetecia nada doce, eliminei logo o açúcar dos ingredientes – o do iogurte seria o suficiente.

Levei a primeira colher à boca, depois outra e, quando me apercebi, já nada restava. Gosto destas sobremesas que me inspiram vontades.

Do que precisas:

 

[Para 3 copos]

15 bolachas Maria + extra para decorar

120 g de queijo philadelphia magro

2 iogurtes gregos ligeiros (açucarados)

Framboesas, a gosto

 

Vamos a isto:

1. Tritura grosseiramente as bolachas num processador de alimentos, sem as reduzir a pó (a piada é encontrar pedacinhos para trincar).

2. Numa taça, mistura o queijo creme com os iogurtes e envolve bem com uma vara de arames até ficar sem grumos.

3. No fundo de cada copo, dispõe a bolacha e cobre com a mistura de queijo e iogurte em doses iguais.

4. Decora com pedaços maiores de bolacha, framboesas e pequeninas folhas de hortelã (facultativo).

5. Leva ao frigorífico por, pelo menos, duas horas.

 

Dica: para fazeres uma calda simples, leva um pequeno tacho ao lume com dez framboesas e duas colheres de sopa de água. Junta um pouco de stevia para adoçar (ou uma colher de açúcar amarelo) e assim que fervilhar reserva o suco e verte-o sobre o cheesecake.