Second Life

Toda a profunda beleza das gravações de Bill Evans para a Fantasy

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Considerado uma segunda vida de Bill Evans, o período a que estas gravações correspondem exibe toda a profunda beleza e toda a profunda emoção de um génio que deixou um legado ao jazz

Na altura em que se cumprem os 35 anos da morte de Bill Evans, a norte-americana Concord Music Group lança esta segunda reedição da caixa de nove CD que compila todas as gravações realizadas pelo lendário pianista para a 

label

 Fantasy.

Aqui, para além de alguns clássicos absolutos — como os duetos com Tony Bennett ou Cross-Currents, o álbum que reúne o trio de Bill Evans (com Eddie Gomez no contrabaixo e Eliot Zigmund na bateria) a Lee Konitz (sax alto) e Warne Marsh (sax tenor) —, encontram-se também o primeiro álbum gravado para a editora, The Tokyo Concert, e o disco a solo Alone (Again), ambos nomeados para os Grammy Awards, e ainda uma entrevista realizada por Marian McPartland para o seu programa de rádio, Piano Jazz

Ao longo desta série de 98 temas, gravados ao vivo e em estúdio entre 1973 e 1979 com colaboradores entre os quais se incluem o guitarrista Kenny Burrell, o contrabaixista Ray Brown ou o baterista Philly Joe Jones, é possível observar que, apesar de uma vida atribulada e de um período “negro” ligado às drogas duras que quase acabou com a sua carreira, Evans nunca deixou de evoluir e manteve intacta a sua alma e a sua personalidade musicais.

When autumn comes The Tokyo Concert
Make someone happy Alone (Again)

Esta é decerto a razão pela qual este período é considerado como uma segunda vida do pianista, uma segunda oportunidade para mostrar ao mundo de que massa era feito o génio musical que marcas tão profundas deixou no legado do piano no jazz. E se nem todas as gravações incluídas nesta caixa têm o mesmo nível superlativo daquelas realizadas no final dos anos 50 ou nos anos 60, a verdade é que estão aqui presentes toda a profunda beleza e toda a profunda emoção que marcaram a obra de um dos maiores poetas do jazz. 

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