Arrancaram as demolições de casas na Vila Macieira

A antiga vila, na Calçada dos Barbadinhos em Lisboa, estava em risco de ruína.

As demolições das casas na Vila Macieira, uma antiga zona operária degradada de Lisboa, começaram esta semana, estando prevista uma requalificação daquela área, disse hoje à agência Lusa a presidente da Junta de Freguesia de São Vicente.

“As demolições já começaram. Segunda-feira demoliram as primeiras casas, mas os trabalhos ainda prosseguem”, disse Natalina Moura, do PS, à agência Lusa.

Construída em 1907, no número 140A da Calçada dos Barbadinhos, a Vila Macieira estava em iminente risco de desmoronamento.

Apesar disso, o que restava daqueles fogos “servia de abrigo a população muito flutuante”, que ocupava o edificado ilegalmente.

“Nem sempre estavam os mesmos utentes naquele espaço. Não havia as mínimas condições de higiene, não havia água nem luz. Não era um espaço para o ser humano viver”, salientou a autarca.

Nos últimos tempos, a degradação foi-se agravando: “Havia focos de incêndio por haver muito lixo acumulado e por fazerem fogos para a refeição, porque não tinham fogões.”

“E também havia desacatos entre as pessoas que lá viviam, um deles foi muito violento”, acrescentou Natalina Moura, referindo que a zona se tornou “muito insegura”.

Numa resposta escrita enviada à Lusa, a Câmara de Lisboa explica que as demolições vêm responder “a uma reivindicação dos vizinhos, encabeçados pela presidente da Junta de Freguesia de São Vicente”.

“A Vila Macieira era um foco de insegurança e insalubridade e ultimamente tinha sido ocupada abusivamente por algumas pessoas”, sublinha o município, indicando que “não houve realojamentos em bairros municipais”.

A Câmara adianta que “a reconstrução no local está integrada no Plano do Vale de Santo António”, sem especificar em que consistirá.

Em Janeiro, o vereador do Urbanismo da capital, Manuel Salgado, falou sobre o assunto na Assembleia Municipal de Lisboa: “O que previmos é a demolição do edifício existente e a construção de um novo edifício para habitação.”

“Estamos a equacionar se essa construção vai ser feita pela Câmara ou por uma parceria com privados”, afirmou o vereador na ocasião.

Na altura, foi também debatida na Assembleia Municipal a petição “Por uma Solução para a Vila Macieira, por questões de segurança e de saúde pública” assinada por 283 munícipes, na qual argumentavam que a zona não tinha condições de habitabilidade e de higiene.

A presidente da Junta de Freguesia de São Vicente indicou que existe um “projecto lindíssimo [previsto] para a zona”, que prevê a construção de edifícios e, ao mesmo tempo, a criação de espaços verdes.

Sugerir correcção
Comentar