Vilões mostram a sua Força nas novas imagens de Guerra das Estrelas

Os longos preliminares de O Despertar da Força continuam: Leia tem o seu próprio sabre de luz, a grande pergunta é "Quem é Luke Skywalker" e há poucos heróis e muitos vilões.

Fotogaleria
Gwendoline Christie é Captain Phasma DR
Fotogaleria
Kylo Ren em acção DR
Fotogaleria
Domhnall Gleeson surge na sua melhor farda totalitarista como o General Hux DR
Fotogaleria
Os dróides totalistas de Guerra das Estrelas DR
Fotogaleria
Oscar Isaac é Poe Dameron DR
Fotogaleria
Daisy Ridley e John Boyega em fuga LUCASFILM/EW
Fotogaleria
Kylo Ren e o seu sabre, construído por si LUCASFILM/EW

A quatro meses da estreia do sétimo capítulo de Guerra das Estrelas continua a tentar O Despertar da Força nos fãs: depois da celebração na ComicCon em Julho e do novo vídeo que revelou os bastidores das filmagens, agora são libertadas fotografias das personagens estreantes - e de duas bem antigas, as únicas que atravessaram todos os filmes da saga espacial.

Para os fãs que acompanham a ópera em torno da família Skywalker e da luta com “o mal” ou o lado negro da Força, seja ele personificado por um Império ou por vilões de negro da ordem dos Sith, a visão dos dróides C-3PO ou RD-D2 é o único elemento reconhecível nas novas imagens. Há um ou outro adereço familiar - como as naves X-Wing, mas com uma cor diferente da dos filmes originais (negra, tal como há dias surgiu um Tie Fighter branco), ou mesmo o braço do dróide protocolar dourado, que agora é vermelho. De resto tudo é muito novo dentro de um universo que há quase 40 anos medra na cultura popular.

Já se sabe – quanto mais não seja porque estes longuíssimos preliminares promocionais têm-se encarregado de manter a informação sobre O Despertar da Força bem presente – que o realizador J.J. Abrams e o seu co-argumentista Lawrence Kasdan vão pegar na saga criada por George Lucas e levá-la para o futuro após O Regresso de Jedi. E que há todo um novo elenco para refrescar a ópera espacial inaugurada em 1977 por George Lucas. O que ainda não se sabia, e que foi revelado esta semana na revista Entertainment Weekly, é que a Princesa Leia (os três actores dos três filmes originais voltam para O Despertar da Força) vai ter o seu próprio sabre de luz. E que J.J. Abrams recusou inicialmente participar neste reboot de Guerra das Estrelas. Foi convencido quando a mulher que durante décadas foi o braço direito de George Lucas e agora preside à produtora Lucasfilm, Kathleen Kennedy, lhe perguntou à laia de tema para este novo filme: “Quem é Luke Skywalker?”. “Oh meu deus, acabei de me arrepiar. Contem comigo”, respondeu-lhe Abrams. Uma premissa até agora desconhecida para o filme, que se estreia em meados de Dezembro.

São os novos actores e personagens que perfazem a maior parte das novas imagens divulgadas esta semana, primeiro na revista semanal norte-americana, depois à imprensa internacional. Uma dessas caras, que seria reconhecível pelo seu papel como Brienne em Guerra dos Tronos, está nas novas imagens coberta por uma máscara que remete para o universo imperial da galáxia muito, muito distante: Gwendoline Christie é Captain Phasma, personagem com um nome de origem inesperada, como sugere a Entertainment Weekly, e que pertence à First Order (a organização formada depois da queda do Império Galáctico em O Regresso de Jedi). Como titula outra revista de entretenimento americana, a Hollywood Reporter, “novas imagens, novos mistérios”.

Depois de um primeiro e brevíssimo vislumbre da sua participação em O Despertar da Força na Comic-Con, o actor Domhnall Gleeson surge na sua melhor farda totalitarista como o General Hux, mais um elemento da First Order que, segundo a Entertainment Weekly, é um “cruel” líder que quer o habitual – dominar a galáxia. Outra imagem do mal e da First Order, do dono do sabre de luz cruciforme que tanto entusiasmou os fãs e a Internet quando, em Novembro do ano passado, se estreou o primeiro trailer do filme: Kylo Ren, interpretado por Adam Driver (o actor de, entre outros projectos, a série Girls), vem com uma equipa de stormtroopers para arrasar uma aldeia, Jakku.

Sendo uma narrativa com a estrutura clássica dos arquétipos de vilões e heróis, Guerra das Estrelas tem mostrado tanto os ordálios, provas e crescimento dos seus heróis (Luke Skywalker) quanto dos seus vilões (Anakin Skywalker e a sua transformação Darth Vader). Nesta constante provocação dos fãs com novidades do filme, a aposta nos vilões e no lado negro da saga tem deixado muito por contar sobre os seus heróis. Juntando-se aos fiéis dróides, surge nestas imagens um dos potenciais heróis do novo filme, Oscar Isaac, que pilota as naves X-Wings como a personagem Poe Dameron.

A Entertainment Weekly mostra mais algumas fotos de personagens e cenas, como os actores Daisy Ridley e John Boyega em fuga da First Order, indicando que poderão pertencer a esse lado mais solar da luta na galáxia e à resistência rebelde. E o resto é história, e mais imagens, e mais pistas e novidades que seguramente vão continuar a promover aquele que será provavelmente um dos grandes blockbusters do ano.