As Mil e Uma Noites ganha Prémio da Crítica na Polónia

Em Portugal, o primeiro volume, O Inquieto, irá estrear a 27 de Agosto, seguindo-se O Desolado, a 24 de Setembro, e, finalmente, O Encantado, a 1 de Outubro.

Foto

As Mil e Uma Noites, de Miguel Gomes, ganhou o prémio da FIPRESCI, associação internacional de críticos de cinema, no 15º T-Mobile New Horizons International Film Festival, que decorreu em Wroclaw, Polónia, foi anunciado sábado na cerimónia de entrega de prémios.

A trilogia do realizador português - o filme, inspirado na estrutura de As Mil e uma Noites, desenrola-se em três capítulos, O Inquieto, O DesoladoO Encantado - já tinha sido premiada em Junho, no 62º Sidney Film Festival, com o primeiro prémio da selecção oficial.

Desde a sua estreia na Quinzena dos Realizadores, em Cannes, a obra esteve presente em festivais na Alemanha, Finlândia, República Checa, Israel, Marselha, Vila do Conde e Nova Zelândia. Nos próximos meses, será apresentado no Japão, no Hiroshima International Film Festival, nos EUA, no New York Film Festival, e no Chile, no Festival Internacional de Cinema de Valdivia. 

A distribuidora norte-americana Kino Lober anunciou esta semana que o filme irá estrear nos Estados Unidos em Dezembro - informação da produtora O Som e a Fúria. A MUBI, plataforma de subscrição de video-on-demand, fechou o seu primeiro contrato de distribuição comercial em sala e,: numa “associação pioneira” com a New Wave Films, vai lançar o filme de Miguel Gomes nas salas do Reino Unido e da Irlanda - depois exibirá as três partes do filme online.

Em Portugal, o primeiro volume O Inquieto irá estrear nas salas a 27 de Agosto, seguindo-se O Desolado, a 24 de Setembro, e, finalmente, O Encantado, a 1 de Outubro. 


Sugerir correcção