Mais de 140 filmes põem Avanca a celebrar mais uma festa do cinema

Festival vai já na sua 19.ª edição e contará com dezenas de sessões de cinema. Há 60 filmes em competição, oriundos de 121 países diferentes, dos cinco continentes

Foto
Bereave, dos irmãos Evangelos e George Giovanis, é o filme que abre esta edição do AVANCA DR

A pacata vila de Avanca, no concelho de Estarreja, está, a partir de hoje e até domingo, no centro das atenções dos amantes da sétima arte. Tudo por causa do AVANCA 2015 – Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia, evento que vai já para a sua 19.ª edição e que promete voltar a atrair milhares de visitantes. Este evento, que resulta de uma organização conjunta do Cine-Clube de Avanca (CCA) e da Câmara Municipal de Estarreja, irá compreender um total de 80 sessões de cinema – com mais de 140 filmes -, para além de vários workshops e conferências.

A grande novidade da edição deste ano passa pelo facto de, “pela primeira vez, a abertura e o fecho do festival acontecerem fora de Portugal”, vinca António Costa Valente, presidente do CCA, referindo-se à sessão já realizada em Madrid, no passado dia 15, e que funcionou como prólogo da edição deste ano do festival, e à que irá ocorrer no Brasil, a 5 de Setembro, em S. Luis do Maranhão, com exibição dos melhores filmes e produções do cineclube sediado em Estarreja.

Estas apresentações além-fronteiras são apenas mais um exemplo de que o AVANCA está a internacionalizar-se. “A nível da competição, também registámos este ano inscrições de mais países do que nos anos anteriores”, realça o presidente do CCA, apresentando números concretos: “enquanto nos outros anos tínhamos filmes de 60 ou 70 países, nesta edição teremos filmes de 121 países, dos cinco continentes”.

Não restam, assim, dúvidas de que o AVANCA é uma referência não só para o público mas também para os realizadores e produtores. “Importa lembrar que uma das regras que impomos ao nível da competição é que os filmes nunca tenham sido passados em Portugal”, faz questão de realçar o presidente da entidade organizadora.

À componente da competição – que conta este ano com 60 filmes, seleccionados a partir dos mais de 2.200 que se inscreveram -, juntam-se, também, as várias exibições de filmes nacionais ou estrangeiros escolhidos pela organização. “Tentamos ter aqui os melhores filmes produzidos em Portugal nos últimos dois anos e, depois, temos os nossos parceiros internacionais que nos sugerem as produções dos seus países”, explica António Costa Valente.

Para a abertura desta 19.ª edição do AVANCA, foi escolhido o filme norte-americano “Bereave”, dos irmãos Evangelos e George Giovanis. Protagonizado por Malcolm McDowell, celebrizado no clássico de Kubrick “Laranja Mecânica”, este mítico actor surge no ecrã acompanhado por Jane Seymour (vencedora de vários Emmy e Globos de Ouro), Keith Carradine e, entre outros, Mike Starr.

Para a câmara municipal de Estarreja, este é um dos eventos mais “marcantes” do município – a par com o Carnaval e as festas da cidade – e “com grandes repercussões a nível nacional e internacional”, sublinha João Alegria, vereador da Cultura. Tendo por base os números das últimas edições, o AVANCA consegue atrair ao concelho um total de “20 mil visitantes, entre público, conferencistas e realizadores”, acrescenta o vereador. 

Lê o artigo completo em PÚBLICO.PT

Sugerir correcção
Comentar