Fassbinder light

Pouco mais do que um confronto de actrizes.

Foto
As Nuvens de Sils Maria: o confronto de actrizes com os seus momentos, a intriga cheia de clichés DR

O filme vive essencialmente duma argúcia de casting, pôr Juliette Binoche (em modo “grande senhora da representação”) a contracenar com duas miudas americanas que imaginaríamos bem longe da probabilidade de entrarem num filme europeu “de autor” (aspas aspas), Kristen Stewart e Chloe Grace Moretz.

Tudo o resto, uma intriga cheia de clichés sobre um grande autor recentemente desaparecido (mas Assayas tem esta relação amor-ódio com as figuras tutelares), parece subsidiário, assim como decorativas parecem as paisagens das montanhas suíças e as “nuvens” (um fenómeno meteorológico característico da região) que o filme tem como leit-motiv simbólico. E no essencial, embora o “confronto de actrizes” tenha os seus momentos, Assayas não vai mais longe do que uma tangente a um Fassbinder light, domesticado, pronto a digerir. 

Sugerir correcção
Comentar