DR
Foto
DR

STILL urban design: quando arquitectura e clima se encontram

São dez os finalistas da edição 2015 do Prémio Nacional das Indústrias Criativas — e nós quisemos saber mais sobre eles. Sofia Pera e João Cortesão criaram a STILL urban design, que se dedica ao desenho bioclimático. Os dois jovens procuram “novas experiências sensoriais e emocionais”

Como definiriam o vosso projecto, um dos dez finalistas do PNIC 2015?

A STILL urban design é um estúdio de urbanismo que cria espaços exteriores urbanos (públicos, colectivos e privados) de superior capacidade de atracção e retenção de pessoas. Potenciamos fluxos e permanências com base no bem-estar e no conforto durante todo o ano. A STILL urban design aposta no desenho bioclimático, mediando a relação homem-clima-ambiente para controlar os aspectos negativos e optimizar os aspectos positivos dos climas urbanos. Cria mais do que projectos: cria bem-estar e conforto, novas experiências sensoriais e emocionais.

Fundada por João Cortesão e Sofia Pera (arquitectos de base com experiência prática e formação científica na Holanda, Reino Unido e Espanha em planeamento e desenho urbano bioclimático), a STILL urban design opera na reabilitação mas também na expansão urbana. Incrementamos a atractividade do espaço e contribuímos para a dinamização das economias locais, para a redução dos custos de manutenção dos espaços e para a redução das emissões de CO2 relacionadas com o consumo energético dos edifícios.

PÚBLICO -
Foto
Sofia Pera e João Cortesão DR

Em que é que o vosso projecto difere de outros semelhantes?

PÚBLICO -
Foto
Still Urban Design

Criamos condições para um maior bem-estar dos utilizadores de espaços exteriores pelo foco rigoroso que colocamos no conforto térmico. Esta diferenciação é sustentada na nossa prática e especialização científica em planeamento e desenho urbano bioclimático. O recurso a simulações microclimáticas permite-nos, além de qualificar, quantificar a ordem de grandeza das melhorias veiculadas pelos nossos projectos.

Quais as características que um vencedor do PNIC deve ter?

Perseverança e descontração. A concurso estão 25 mil euros.

Em que investiriam este valor?

Investiríamos os 25 mil euros no crescimento da STILL urban design, nomeadamente em necessidades logísticas e de recursos humanos.

Quais são os vossos objectivos para 2015?

Continuar a afirmar a importância da disciplina bioclimática no desenho da cidade, alargar a rede de parceiros e clientes, continuar a expandir o portefólio e apostar na internacionalização.