Indiana Jones é a melhor personagem da história do cinema

Mais de dez mil leitores da revista Empire votaram as melhores personagens de sempre do cinema e o arqueólogo criado por George Lucas bateu toda a concorrência, relegando James Bond para um honroso segundo lugar.

Fotogaleria
Indiana Jones (Harrison Ford)
Fotogaleria
James Bond (Daniel Craig)
Fotogaleria
Han Solo (Harrison Ford)
Fotogaleria
Ellen Ripley (Sigourney Weaver)
Fotogaleria
Walter White (Bryan Cranston), de Ruptura Total
Fotogaleria
Tyrion Lannister (Peter Dinklage), de A Guerra dos Tronos

O arqueólogo e aventureiro Indiana Jones, criado por George Lucas numa homenagem aos heróis de acção da década de 1930 e interpretado por Harrison Ford em vários filmes de Steven Spielberg – Os Salteadores da Arca Perdida inaugurou a série em 1981 – foi considerado a melhor personagem de sempre do cinema. Mais de dez mil leitores participaram no inquérito lançado pela revista Empire, que já divulgou online o top ten da sua classificação das 100 grandes personagens de filmes.

O  mais recente número desta revista inglesa dedicada ao cinema comercial inclui ainda o resultado de uma votação das melhores personagens de séries televisivas, numa lista liderada por Walter White (interpretado por Bryan Cranston), o profesor liceal de Química de Breaking Bad (Ruptura Total) que, após ser diagnosticado com um cancro no pulmão, decide envolver-se com um aluno  na produção e venda ilegal de metanfetaminas para deixar algum dinheiro à família.

Na classificação das personagens de filmes, Indiana Jones teve como rival mais próximo James Bond, o celebérrimo agente 007, criado pelo escritor Ian Fleming e popularizado no cinema por Sean Connery, Roger Moore, Pierce Brosnan, Daniel Craig e mais uma dezena de actores.

O terceiro lugar no pódio coube a outra criação de George Lucas, Han Solo, o mercenário de Guerra das Estrelas, também ele interpretado, na trilogia original da saga, por Harrison Ford.

Segue-se, na quarta posição, Batman, alter-ego de Bruce Wayne, o primeiro da lista a vir do universo da BD. Michael Keaton, Val Kilmer, George Clooney e Christian Bale foram alguns dos actores que interpretaram a personagem no cinema.

A única mulher nesta classificação surge em quinto lugar: Ellen Ripley, a protagonista (interpretada por Sigourney Weaver) da saga iniciada em 1979 com Alien, o 8.º Passageiro, de Ridley Scott.

A BD de Bob Finger e Bill Kane, criadores de Batman, reaparece na sexta posição, agora com o vilão Joker, cujas interpretações mais carismáticas se devem a Jack Nicholson, em Batman (1989), de Tim Burton, e a Heath Ledger, em O Cavaleiro das Trevas (2008), de Christopher Nolan.

A 7.ª personagem mais votada pelos leitores da Empire é o detective John McClane, interpretado por Bruce Willis na saga Die Hard, iniciada em 1988 com Assalto ao Arranha-Céus. Que McClane tenha sido valorizado em detrimento do seu óbvio antecessor Harry Callahan, vulgo Dirty Harry, interpretado por Clint Eastwood, não é algo que diga necessariamente bem dos leitores da Empire.

Os três últimos lugares do top ten são ocupados por Tyler Durden, a personagem interpretada por Brad Pitt em Clube de Combate (1999), de David Fincher, outra contribuição da Guerra das Estrelas, o icónico Darth Vader, que se deixou seduzir, como é sabido, pelo lado negro da Força, e The Dude (Jeff Bridges), protagonista de O Grande Lebowski (1998), dos irmãos Coen, um homem que gosta de beber umas cervejas e de jogar bowling com os amigos.

A Empire já tinha promovido uma classificação idêntica em 2008 e a comparação entre ambas as listas sugere que as preferências evoluíram para personagens que correspondem a diferentes variações do herói de filme de aventuras, como Indiana Jones, James Bond ou John McClane, em detrimento de personagens mais dificilmente catalogáveis ou de vilões. O pódio de 2008 era constituído por Tyler Durden, de Clube de Combate, Darth Vader e Joker.

E os dez primeiros de 2008 incluíam ainda Hannibal Lecter, a personagem criada pelo romancista Thomas Harris que Anthony Hopkins encarnou pela priemira vez em O Silêncio dos Inocentes (1991), de Jonathan Demme, o capitão Jack Sparrow (Johnny Depp), da saga Piratas das Caraíbas, ou o patriarca da familia Corleone, interpretado respectivamente por Marlon Brando e Robert De Niro nos dois primeiros filmes da trilogia O Padrinho, que Francis Ford Coppola realizou a partir dos livros de Mario Puzo.

Surpreendente, em ambas as listas, é a ausência, nas primeiras posições, de personagens das sagas de Harry Potter e O Senhor dos Anéis. Em 2008, o dissimulado Gollum ainda alcançou um simpático 13.º lugar, muito à frente do sábio feiticeiro Gandalf (28.º) ou do nobre Aragorn (31.º); Harry Potter ficou-se por um 36.º lugar.

Das três personagens mais votadas em 2015, a terceira, Han Solo, foi a mais votada em 2008, tendo ficado em quarto lugar. Da primeira vez, Indiana Jones não foi além do 6.º, e James Bond não conseguiu sequer alcançar o top ten, ainda que por uma unha negra, quedando-se em 11.º.

Já a classificação agora divulgada pela Empire das melhores personagens de séries televisivas, sendo bastante ecléctica, confirma claramente a atracção exercida pelos anti-heróis: após Walter White, de Ruptura Total, o pacato professor que mergulha no crime, vem o carismático anão de A Guerra dos Tronos, Tyrion Lannister, interpretado pelo notável Peter Dinklage, e o desajeitado mas devotado pai de família Homer Simpson, da série de animação Os Simpsons.

Seguem-se o Dr. Who da série homónima inglesa de ficção científica, estreada em 1963 e ainda em exibição – Peter Capaldi, o actual Dr. Who, é o 12.º actor a asumir a personagem –, o gangster depressivo Tony Soprano, interpretado na série Os Sopranos pelo recém-desaparecido James Gandolfini, e o Sherlock Holmes de Conan Doyle na sua reinvenção contemporânea em Sherlock, série em que o detective de Baker Street é interpretado pelo actor britânico Benedict Cumberbatch.

Também esta lista só tem uma mulher, Buffy Summers, a heroína de Buffy: Caçadora de Vampiros, interpretada por Sarah Michelle Gellar. Completam o top ten Jack Bauer (Kiefer Sutherland), da série 24, Omar Little (Michael K. Williams), de The Wire, e Frank Underwood (Kevin Spacey), de House of Cards.