Há festa no Zoo de Lisboa e as estrelas são dois ursos bebés

Crias de urso-pardo nasceram em Janeiro mas só agora saíram da toca. Até quarta-feira serão uma das atracções da Semana do Ambiente.

Foto
DR

A família de ursos-pardos (Ursus arctos) do Jardim Zoológico de Lisboa cresceu: de três passou para cinco, com o nascimento de duas crias. O parto já foi em Janeiro mas só agora os bebés começam a explorar o mundo exterior, à vista dos visitantes. E até quarta-feira vão ser uma das principais atracções do Zoo na Semana do Ambiente.

Os dois pequenos ursos-pardos, nascidos a 27 de Janeiro, passaram os primeiros meses "dentro de casa" e só agora começaram a explorar a zona exterior das instalações. "A mãe protectora vigia todas as suas brincadeiras e começa a ensinar-lhes tudo o que precisam de aprender", lê-se numa nota do Jardim Zoológico. Normalmente, as crias são acompanhadas pela progenitora até aos dois a quatro anos.

A espécie tem uma esperança média de vida que ronda os 30 anos. Segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), o estado de conservação do urso-pardo é pouco preocupante mas isso não quer dizer que não há ameaças: a destruição e fragmentação do seu habitat é a principal, uma vez que estes animais de grande porte (podem atingir os 600 quilos) precisam de áreas grandes para procurar comida e manter a variabilidade genética. A espécie encontra-se sobretudo na América do Norte, Ásia e em alguns locais da Europa, e existiu em Portugal até meados do século XX.

A apresentação dos bebés ao público acontece esta semana, para a qual o Zoo preparou várias actividades lúdicas e educativas, destinadas sobretudo às crianças. Depois de verem os ursos-pardos, os mais novos serão desafiados a "contribuir para salvar um oceano contaminado representado numa tela gigante", a propósito da celebração do Dia Mundial dos Oceanos, nesta segunda-feira. 

"Substituindo lixo por peixe, os mais pequenos vão poder obter águas limpas e saudáveis para a vida aquática", explica o Zoo em comunicado. As crianças poderão também pintar pregadeiras alusivas a este tema da conservação. Continuando no tema dos oceanos, um treinador de golfinhos estará na Casa da Lagoa para esclarecer dúvidas e falar um pouco sobre os mamíferos marinhos.

O Jardim Zoológico de Lisboa comemorou 131 anos a 28 de Maio e acolhe cerca de 2000 animais de 300 espécies diferentes.


Sugerir correcção
Comentar