A estreia do ciclo Uno nos 20 anos do Teatro Plástico

O Teatro Plástico faz 20 anos e o ciclo de espectáculos marca o início das comemorações do aniversário.

Fotogaleria
Paulo Pimenta
Fotogaleria
Paulo Pimenta
Fotogaleria
Paulo Pimenta
Fotogaleria
Paulo Pimenta
Fotogaleria
Paulo Pimenta
Fotogaleria
Paulo Pimenta
Fotogaleria
Paulo Pimenta
Fotogaleria
Paulo Pimenta
Fotogaleria
Paulo Pimenta
Fotogaleria
Paulo Pimenta
Fotogaleria
Paulo Pimenta
Fotogaleria
Paulo Pimenta
Fotogaleria
Paulo Pimenta
Fotogaleria
Paulo Pimenta

A companhia de teatro residente no Porto já conta com 20 anos de existência e para celebrar a efeméride vai promover diversas iniciativas durante o ano. O ciclo Uno foi o escolhido para iniciar as comemorações este domingo no Museu Nacional dos Reis.

Uno não é material de agora e muito menos foi pensado para o vigésimo aniversário da companhia. Trata-se de um projecto com historial no Teatro Plástico, que tem sido explorado e estudado desde 2010. Apesar de não ser uma novidade para as pessoas que dele fazem parte, o ciclo é o marco de uma série de novas metodologias. Francisco Alves, director artístico, explica que as cinco etapas pensadas para Uno, estão ao abrigo de “várias temáticas e estéticas diferentes”, no entanto as reflexões vão confluir na mesma linha.

A ideia de duplo e de gémeos será o que figurativamente o público verá ao longo das performances, com a interpretação dos actores, Filipe Santos Teixeira e João Teixeira. A representação será elevada ao próprio local onde decorre a peça, nada é escolhido ao acaso e o espaço determinará uma parte importante do que é apresentado e interpretado. Embora o Museu Nacional dos Reis seja o primeiro a receber Uno, ao longo do ano outros museus receberão a peça, que se terá de adaptar aos novos locais. “Há uma reflexão estética específica para cada local”, esclarece Francisco Alves.

A interacção directa entre os actores e as obras artísticas de cada espaço será uma mais-valia e a garantia de que cada espectáculo não será igual ao anterior, nem ao seguinte. Estas características do ciclo vão de encontro a um dos propósitos das performances: a ideia de que cada momento no teatro é único e irrepetível. Para o director artístico do Teatro Plástico, Uno confirma a tese de que “a duplicação do teatro é uma outra coisa, não é uma cópia, é uma realidade alterada”.

Ao longo do ano, os 20 anos da companhia serão celebrados com um “largo programa de actividades”. A escolha para inaugurar as duas décadas recaiu no ciclo Uno por constituir “uma síntese de uma estética de trabalho que marca o Teatro Plástico”, segundo Francisco Alves. O director artístico não deixou, no entanto, de tecer comentários quanto ao Concurso Nacional da Direcção-Geral das Artes na hora de apresentar as restantes actividades. A falta de apoios justificou uma adaptação do que inicialmente iria ser feito. Ainda assim as comemorações poderão contar com exibições de filmes, uma exposição de fotografia e cartazes, e um ciclo de monólogos. O Teatro Plástico compromete-se durante as comemorações a revisitar os espaços do Porto onde já esteve, mas com outras perspectivas e a devida distância histórica.

Para já, a primeira parte do ciclo consiste numa performance de 10 minutos, que será repetida em formato vídeo nos dias seguintes à estreia. A peça chega pela primeira vez a palco este domingo, pelas 17h no Museu Nacional Soares dos Reis. A entrada é gratuita.

Sugerir correcção
Comentar