Os parquímetros do Funchal são os novos murais de arte urbana

Com seis edições, a Urban Impact pretende dar um visual irreverente aos parquímetros da cidade do Funchal, na Madeira.

Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria

Já imaginou um parquímetro disfarçado de estante? Isso e muitas outras propostas passaram a ser possíveis, desde 2014, através de intervenções urbanas promovidas pela Frente MarFunchal, responsável pelas seis edições da Urban Impact, que pretende colorir os parquímetros da cidade do Funchal, na Madeira.

Um conjunto de parquímetros “muito antigos”, afirma Carlos Jardim, administrador da Frente MarFunchal, pintados num tom “azul um bocado forte”, estiveram na origem da ideia de criar o Urban Impact. Foi através de ilustrações alusivas ao tema balnear que o artista Pedro Silva levou a praia até à Barreirinha, um dos locais mais emblemáticos da cidade do Funchal, na 1º edição da iniciativa, em Outubro de 2014.  

Segundo Carlos Jardim, o objectivo não se prende apenas por reabilitar os parquímetros, mas também pela sua utilização como “suportes artísticos”. São realizadas intervenções urbanísticas, afirma, nas quais a identidade da empresa, responsável pela exploração de complexos balneares, assume lugar de destaque. O administrador da Frente MarFunchal garante que, seis edições depois, a iniciativa tem vindo, sobretudo, a provocar reacções e “é isso que se quer”.

Para não “banalizar a arte”, Carlos Jardim sublinha que as intervenções urbanas são realizadas por artistas plásticos que, em alguns casos, até “sugerem o próximo”. Cabe a criativos, de diferentes partes do mundo, desde Pedro Silva, em Portugal, passando pela Olga Drack, na Polónia, até ao Marcos Milwski, natural da Argentina, fazer com que o projecto ganhe uma dimensão além fronteiras. 
 

Texto editado por Ana Fernandes

Sugerir correcção
Comentar