História do colapso da sardinha repete-se na Califórnia

Stocks da Costa Oeste dos Estados Unidos levaram 40 anos para recuperar. Agora estão de novo em crise.

Foto

Durante décadas, as sardinhas do Pacífico (Sardinops sagax) – uma espécie diferente da portuguesa – alimentaram uma sólida indústria pesqueira na Califórnia, Estados Unidos. Nos anos 1920, eram tão abundantes que os cardumes eram detectados por aeronaves da marinha norte-americana. A informação era transmitida para a guarda costeira e repassada às embarcações de pesca. E todos atiravam-se às sardinhas, segundo descreve Edward Ueber e Alec MacCall, no relato "The Rise and Fall of the Sardine Empire".

E era apenas o começo. A actividade multiplicou-se e a pesca aumentou astronomicamente. Na estação de 1936-37, foram capturadas 791 mil toneladas de sardinhas ao largo da Califórnia, Oregon e Washington  – três vezes o que os cientistas então consideravam ser o limite sustentável (250 mil toneladas). As fábricas de conserva floresceram e na década de 1940 havia cerca de 200 barcos a pescar sardinhas na costa Oeste dos Estados Unidos.

De repente, todo este império desmoronou. As sardinhas desapareceram abruptamente na década de 1950 e a actividade foi reduzida a uma sombra do que era antes. Foram precisos nada menos do que 40 anos para que os peixes reaparecessem em quantidade.

Durante o período de bonança, não faltaram avisos de que a exploração estava a ser exagerada. E quando os stocks colapsaram, cientistas do Departamento de Pescas e Caça da Califórnia apontaram o dedo à indústria, dizendo que a pesca excessiva era a principal culpada. Os industriais defenderam-se, argumentando que a flutuação da abundância das sardinhas estava relacionada com causas naturais.

Hoje, sabe-se que ambos tinham razão. Num estudo publicado em 1992, investigadores do México e da Califórnia reconstruíram a história das populações de sardinha na costa Oeste. Para tal, analisaram depósitos de escamas nos sedimentos do fundo do mar, datados de 270 a 1970. Nesses 1700 anos houve nove sequências de ascensão e queda dos stocks. E a média de tempo para recuperação a seguir a um colapso foi de 30 anos.

“Acreditamos que a actual recuperação não é diferente das que ocorreram no passado com a mesma magnitude”, escreveram os investigadores. Estava-se em 1992.

A explicação corrente para o que se passou na costa Oeste dos EUA é a de que as sardinhas desparecem ciclicamente, sempre que se instala um longo período em que a temperatura do mar está anormalmente fria no Pacífico. A mesma tese climática está a ser invocada agora como uma das razões para a crise dos stocks de sardinha em Portugal, mas ao contrário: aqui as águas estão mais quentes do que o normal, e isto estará a afectar a reprodução da espécie

Tal como em Portugal, a pesca num momento de declínio na reprodução terá sido um factor adicional sobre os stocks do Pacífico.

Entretanto, as sardinhas voltaram à Califórnia e aos estados a norte, mas agora enfrentam uma nova crise. Desde 2007, a quantidade de sardinhas tem vindo a cair abruptamente. A organização conservacionista Oceana fala numa quebra de até 91%.

A história repete-se. Há acusações de pesca excessiva, há quem diga que é tudo uma questão natural. E há alertas sobre as consequências da falta de sardinhas sobre o ecossistema marinho. Os pequenos peixes pelágicos – como a sardinha, a cavala e anchova – servem de alimento para animais marinhos maiores. Segundo a Oceana, a ausência de sardinhas está a causar uma grande mortalidade entre as crias de leões marinhos na costa Oeste dos EUA.

Este ano, a situação tornou-se insustentável e em Abril passado as autoridades interditaram a pesca da sardinha por 14 meses na região, até meados de 2016. As cerca de 100 embarcações que se dedicam àquela espécie vão ter de encontrar outras alternativas.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários