Alô, Europa? Daqui Pega Monstro

Novo disco da banda da Cafetra, Alfarroba, tem edição marcada para 9 de Julho.

Fotogaleria
As Pega Monstro estreiam-se em Julho na editora londrina Upset the Rythm com o segundo álbum, Alfarroba, e partem depois em digressão europeia SARA RAFAEL
Fotogaleria
Gravado nos Golden Pony Studios em 2014, Alfarroba carrega no título uma dedicatória à família materna de Maria e Júlia SARA RAFAEL

Convidado a tomar conta do site Gorilla vs. Bear durante uns dias, Panda Bear aproveitou a cortesia para dar conta ao mundo de muita da música que se vai produzindo por estes dias em Portugal. E fez a fineza de estrear o single do segundo álbum das Pega Monstro. Alfarroba, que tem edição marcada para 9 de Julho, dá-se a conhecer através de Braço de ferro, tema a reboque da habitual efervescência punk juvenil das irmãs Maria e Júlia Reis, amparado por umas guitarras caídas directamente do prontuário dos Dinosaur Jr.

A grande novidade associada à banda emblema da editora Cafetra é a sua estreia no selo londrino Upset the Rhythm, casa de gente como John Maus, Deerhoof ou Munch Munch, entre muitos outros (com distribuição portuguesa assegurada pela Flur). Gravado nos Golden Pony Studios em 2014, Alfarroba carrega no título uma dedicatória à família materna de Maria e Júlia, e estabelece uma ligação directa aos Verões de infância passados no Algarve (há também um tema intitulado Amêndoa amarga, novas setas expedidas para o Algarve – se também para a infância, não nos pronunciamos). Fica também a curiosidade de escutar por que águas navegarão as irmãs em Fado d’água fria e nas outras novas canções que se darão a escutar no concerto oficial de apresentação de Alfarroba, a 11 de Julho, no Ateneu da Madredeus, em Lisboa. Com produção da Filho Único, a sessão de lançamento terá ainda alguns músicos convidados a acrescentar ao cartaz.

Apesar de haver outras datas bem assinaladas a vermelho no calendário da Filho Único para os próximos meses – a propósito, aqui anunciamos em primeira mão a dose dupla de Jack Name, figura pujante da cena underground de Los Angeles (10 de Junho no Maus Hábitos, Porto; um dia depois na Casa Independente, em Lisboa, com o bónus dos Iguanas na primeira parte), e a festa na ZDB marcada para 25 de Julho, com a estreia por cá dos escoceses Golden Teacher e prestações DJ de Gala Drop e General Ludd –, o acontecimento Pega Monstro é mesmo o centro de mesa das actividades da produtora.

O segundo álbum da banda, produzido e misturado pelo membro dos Putas Bêbadas Leonardo Bindilatti (B Fachada fizera as honras do primeiro álbum), servirá depois de impulso a uma digressão europeia. Não tarda, por isso, o Velho Continente ficará a saber que “nada faz bem”, como gritam as miúdas em Carocho.