Noite Europeia e Dia Internacional dos Museus com entradas gratuitas

O Dia Internacional dos Museus, que se celebra a 18 de Maio, vai ser dedicado ao contributo dos espaços museológicos para promover uma sociedade sustentável. Antes disso, assinala-se a Noite Europeia dos Museus, a 16

Foto
Serralves está aberto em horário alargado Paulo Pimenta

Tudo aquilo que desagrada aos visitantes dos museus, como o facto de estes fecharem cedo, ou de terem, por vezes, pouco público, ou entrada paga, não vai, certamente, repetir-se, na noite de 16 de Maio, nem no dia 18, alturas em que se assinalam a Noite Europeia dos Museus e o Dia Internacional dos Museus, respectivamente.

Nestes dias são vários os museus que têm entrada gratuita, sendo possível visitar as suas exposições e obras, bem como participar nas iniciativas especialmente preparadas para comemorar os espaços museológicos do país.

Através das visitas temáticas vão poder ser explorados conteúdos pedagógicos relaccionados com a preservação do planeta, como sugere o tema geral deste ano do Dia Internacional – Museus para uma Sociedade Sustentável, que visa promover a consciência ambiental na sociedade e destacar o papel dos museus nesta temática.

Mais de 400 actividades

Vão ser cerca de 70 unidades museológicas de todo o país que participam, este ano, com mais de 400 actividades diversificadas, sendo que só na Noite dos Museus se vão realizar mais de 140 iniciativas. O visitante pode passar no Museu Militar do Porto e ter a experiência de ser recruta por um dia ou visitar o Museu da Chapelaria em São João da Madeira. O Museu do Carro Eléctrico convida para um passeio nocturno ao longo da marginal do Douro, enquanto o Museu de Arte Contemporânea de Serralves vai estar aberto em horário alargado.

Os interessados podem consultar na página do Património Cultural quais as actividades programadas para este dia, em cada região do país. O programa integra, anualmente, visitas guiadas, espectáculos de teatro, música, dança, palestras, peddy papers, maratonas de leitura e ateliês lúdicos para crianças, entre outros espectáculos.

Sugerir correcção
Comentar