Filme de animação produzido por Abi Feijó tem estreia na Alemanha

Curta-metragem Amélia & Duarte é a primeira realização conjunta de Alice Guimarães e Mónica Santos.

Foto
Sara Costa é uma das intérpretes do filme DR

Amélia & Duarte, uma curta-metragem de animação que é a primeira-obra realizada em parceria pelas cineastas portuenses Alice Guimarães e Mónica Santos, vai ter a sua estreia mundial esta sexta-feira, 8 de Maio, no Festival de Estugarda, na Alemanha, onde será exibido em competição.

O filme, que anima a história do final de uma relação amorosa, é realizado com recurso à técnica de pixilação e de stop motion, e foi produzido por Abi Feijó e pela Ciclope Filmes, em parceria com o alemão Studio Film Bilder.

Após a estreia alemã, Amélia & Duarte irá também passar nos festivais de Annecy (França), Zagreb (Croácia) e Seattle (EUA), estando a estreia portuguesa agendada para o Curtas Vila do Conde, em Julho.

No comunicado em que anuncia a estreia, a Ciclope Filmes explica que Amélia & Duarte “é feito em pixilação e stop-motion e tem uma ambiência Technicolor da década de 50, retratando não só o surrealismo das acções dos protagonistas interpretados pelos actores Sara Costa e Gilberto Oliveira , mas também proporcionando uma impressão cromática irónica sobre o fim do amor”.

Sobre as duas realizadoras, informa que Alice Guimarães se especializou em artes digitais no curso de Som e Imagem da Universidade Católica Portuguesa-Porto, tendo trabalhado essencialmente em publicidade. Mónica Santos estudou no Royal College of Art, em Londres, onde foi bolseira da Fundação Gulbenkian; tem trabalhado em ilustração e conta já com uma carteira de filmes, entre animação e imagem real.

As duas realizadoras estão já também a preparar um segundo trabalho conjunto, de novo usando a técnica da pixilação.

Abi Feijó, autor de alguns dos filmes mais marcantes da animação portuguesa das décadas de 1980-90, como Fado Lusitano, Os Salteadores, ou Clandestino, tem-se dedicado ultimamente ao ensino e à produção – nomeadamente dos filmes de Regina Pessoa.