Torne-se perito

A Paris de Carmen Miranda no vídeo dos Real Combo Lisbonense

A banda que recuperou em Saudade de Você o legado da cantora nascida em Várzea de Ovelha, Marco de Canaveses, estreia aqui o seu primeiro vídeo.

A <i>Paris</i> de Carmen Miranda, filmada pelo Real Combo Lisbonense, ganhou vida num clube improvisado em Xabregas, Lisboa
Foto
A Paris de Carmen Miranda, filmada pelo Real Combo Lisbonense, ganhou vida num clube improvisado em Xabregas, Lisboa Rita Carmo

Paris cantada em português e embalada com ritmo swing num clube em Xabregas? Se a canção pertence a Carmen Miranda e se foi revista pelo Real Combo Lisbonense, então faz todo o sentido. Faz, mas, na verdade, nem precisaria de fazer. A graça da canção e a graça do vídeo que o Real Combo Lisbonense fez para ela, realizado por Pedro Pinto e que o PÚBLICO aqui estreia, são suficientes para nos deixemos conquistar. Como Carmen Miranda conquistou.

Saudade de Você são os Real Combo Lisbonense às voltas com Carmen Miranda, como os próprios inscreveram sob o título desse álbum que editaram no final do ano passado. A banda que trouxe bailes de outros tempos para os tempos de hoje, deparou-se com o legado da cantora nascida em Várzea de Ovelha, Marco de Canaveses, e tornada estrela no Brasil (a maior entre todas, nos anos 1930) antes de levar o seu talento e exuberância para Hollywood, e quis ajudar a preencher o vazio que temos de Carmen Miranda em Portugal.

Subsiste na memória colectiva a imagem do turbante de frutas e uns versos de O que é que a baiana tem?, mas isso é muito pouco. Saudade de Você e os concertos que se seguiram e seguirão servem para nos apresentar novamente a Carmen Miranda. Não a vemos nesta Paris agora tornada vídeo musical, mas não duvidemos. Carmen está lá. Em todo o lado e em cada som criado pela banda. 

Sugerir correcção