Morreu Errol Brown, a voz de You sexy thing

Liderou os Hot Chocolate desde o final dos anos 1960 até 1986, período em que foram presença constante nos tops britânicos. Morreu nas Bahamas, aos 71 anos, vitima de cancro no fígado

Foto
Nascido na Jamaica, Errol Brown emigrou aos 12 anos para Londres, onde construíria todo seu percurso musical DR

A voz de Errol Brown, vocalista dos Hot Chocolate, atravessou as décadas. Fê-lo através de uma canção, You sexy thing, pérola pop em ritmo disco que chegou em 1975 para não mais sair dos tops britânicos até aos anos 1990 – chegou aos dez primeiros lugares nos anos 1970, 1980 e 1990. Errol Brown, nascido na Jamaica, tornado estrela pop na Londres para onde emigrara com a mãe aos 12 anos, morreu esta quinta-feira nas Bahamas, onde residia actualmente. Sofria de cancro no fígado, revelou à imprensa britânica o seu agente, Phil Dale.

You sexy thing, escrita para aquela que se tornaria sua mulher, Ginette, era o lado B de um single que hoje ninguém recorda, Blue night, curiosidade de uma banda que deu o primeiro passo decisivo para o sucesso de uma forma igualmente curiosa. Em 1970, a banda formada no bairro londrino de Brixton, editou uma versão reggae de Give peace a chance. John Lennon gostou tanto dela que não demorou a contratar os Hot Chocolate para a Apple, a editora criada pelos Beatles. A relação foi breve, mas decisiva. Até 1984, os Hot Chocolate levariam pelo menos uma canção por ano aos lugares cimeiros do top britânico.

Produzidos pelo célebre Mickie Most, que trabalhara com os Animals, Donovan, Moody Blues ou Herman’s Hermits, mostraram-se banda ecléctica que tanto flirtava com o glam ou com a pop mais orelhuda como se entregava à soul. Eram o que se chamava então uma banda de singles (nenhum dos álbuns de originais que editaram, como Cicero Park ou Man to man, teve qualquer impacto).

Guiados pela descontraída voz soul de Errol Brown, os Hot Chocolate especializaram-se num funk elegante, recheado de percussões e orquestrações, quando You sexy thing se revelou um fenómeno de vendas e uma canção indispensável na pista de dança. Além da sua música mais célebre, a banda deixa como legado Every 1’s a winner, So you win again, Love is life, Brother Louie ou Emma.

Apoiante dos Conservadores de Margaret Thatcher num tempo em que praticamente ninguém da comunidade musical manifestava simpatia por eles, músico que conjugava o sorriso aberto e o gosto pelo hedonismo com um lado negro revelado em canções como a supracitada Emma, inspirada na morte precoce da sua mãe e onde relata a história do suicídio de uma aspirante a actriz de cinema, Errol Brown abandonaria os Hot Chocolate em 1986, iniciando depois uma carreira a solo que nunca atingiu o protagonismo da banda que fundara no final dos anos 1960. Distinguido como Cavaleiro do Reino por Isabel II, em 2003, manteve actividade esporádica nos palcos até à digressão de despedida em 2009.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários