Neste estádio cabem séniores e júniores

O “Encontro de Gerações” organizado pelo Núcleo de Estudos de Actividade Física Adaptada da Universidade de Coimbra acontece quarta feira e destina-se a todas as idades e a todas as capacidades físicas e motoras. É gratuito, ocupa a tarde toda e tem lanche incluído

Foto

Andar de cadeira de rodas não é desculpa, ter algum tipo de necessidade educativa especial também não. E a idade, essa então é que não é entrave nem problema, porque a expectativa do Núcleo de Estudos de Actividade Física Adaptada (NEAFA), um organismo muito dinâmico da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, o que se procura é mesmo um encontro intergeracional.

Na próxima quarta feira, dia 6, o estádio universitário de Coimbra vai transformar-se no palco de um “Encontro de Gerações”, inserido na XVII Semana Cultural da UC (este ano, mais alargada do que nunca, fruto das comemorações dos 725 anos da Universidade). “O propósito deste evento é proporcionar um momento de partilha e convívio entre pessoas de diferentes gerações e habilidades psicomotoras”, explica ao P3 Maria João Campos, coordenadora do NEAFA. A expectativa é que apareçam tios-avôs e sobrinhos-netos, e gente de todas as idades mesmo sem relação nenhuma entre si. Haverá júniores e séniores, mas isso não quer dizer que estejam sempre em equipas diferentes.  

Segundo a coordenadora da actividade, no Estádio Universitário de Coimbra vai ser desenhado um percurso de orientação com várias provas de carácter lúdico e desportivo (como o jogo da colher com os olhos vendados, boccia, jogo dos penalties, entre outros) que vão ser disputadas por equipas. E termina com um lanche oferecido pelos voluntários do NEAFA. 

Foto
Foto
Foto
Foto
Este Núcleo da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra (FCDEF-UC) organiza diversas atividades de cariz social, oferecendo a toda a comunidade com necessidades especiais a oportunidade de participar em atividades físicas regulares. São uma forma de os estudantes do 3º ano da unidade curricular de Desporto de opção em Atividade Física em Grupos Especiais e do Mestrado em Exercício e Saúde em populações especiais poderem sair da teoria e passar à prática.

Experiência não lhes falta no currículo. Para além destas atividades semanais, o NEAFA organiza todos os anos as comemorações desportivas do dia internacional da pessoa com deficiência e o Movimento especial, o encontro desportivo para pessoas com deficiência intelectual, e que terá a 10ª edição no próximo ano. Este Encontro de gerações é uma atividade aberta à comunidade, não só os participantes regulares do NEAFA mas também é extensível a qualquer pessoa que queira passar uma tarde diferente! É, sobretudo, um evento inclusivo para pessoas com e sem Necessidade Educativas Especiais de todas as idades. "Pretendemos, sobretudo, que seja uma tarde bem passada", termina Maria João Campos.

Sugerir correcção
Comentar