Antevisão da final: CDUL-Direito

Confirmando todas as previsões, “universitários” e “advogados” estarão frente a frente neste sábado no Jamor na partida mais aguardada da época

Foto
João Peleteiro

Pelo terceiro ano consecutivo, CDUL e Direito vão discutir em 80 minutos, se não houver necessidade de prolongamento, quem termina a época como campeão. Após uma vitória para cada lado nas duas finais anteriores, os “universitários” vão entrar no CAR do Jamor neste sábado, às 15h00, como defensores do título e com uma moralizadora folha limpa no campeonato – vitórias em todos os jogos -, mas a história da competição mostra-nos que nem sempre a equipa mais regular ao longo da época acaba a festejar. Num duelo sem favoritos, teremos um CDUL sempre enérgico e com um râguebi completo, perante uma formação de Direito experiente e sempre muito pragmática.

Depois de uma época perfeita, o CDUL chega à final do campeonato 100% vitorioso, mas um único desaire poderá deitar por terra todo um percurso irrepreensível dos “universitários”. Damian Steele, treinador dos campeões nacionais, adverte que sendo este “o último jogo", os outros "não significam nada e o passado é história”.

Sempre muito directo, o australiano elogia o seu oponente referindo que Direito “tem um jogo muito físico, pondo sucessivamente a equipa adversária sob pressão”, mas adianta que o seu conjunto deve “forcar-se em si e pôr o que tem treinado dentro de campo”.

Foto

Muito embora seja uma final, o líder dos “universitários” pretende que os seus jogadores não se deixem afectar pela “ocasião” e por tudo o que “rodeia o jogo”. A mensagem, sublinha, “é igual para todos os jogos, seja a final ou outro confronto qualquer”. Com praticamente todos os jogadores aptos, Damian Steele apenas não terá à sua disposição o centro Tomás Appleton.

Foto

Habituados a finais, Direito chegará ao Jamor confortável na posição de finalista e à procura de conquistar o décimo campeonato na história do clube. Com cinco jogos já disputados entre os dois emblemas esta época, Martim Aguiar, treinador do Direito, reconhece que “já não há grandes surpresas” entre os dois e que como tal, havendo a possibilidade de “chover, o que poderá mudar um pouco o jogo”, a partida “decidir-se-á nos detalhes”.

Foto

De volta ao único palco onde derrotou o CDUL em 2014-15 – Supertaça - Aguiar acredita que esta irá ser uma partida “muito equilibrada” mas salienta que tendo “todos os jogadores disponíveis”, ficará com “outras garantias”. Em contraponto com Steele, o treinador dos “advogados” assume a importância deste momento referindo que “as finais são especiais” e “preparam-se de maneira especial”. “As finais não são para ser jogadas, são para ser conquistadas”, sublinha.

Numa mensagem final, Martim Aguiar deixa um recado para os seus atletas: “Este é um momento para aproveitarem, porque nunca sabem se este não poderá ser a última final”.

XV provável do Direito: Não fornecido.

               

XV provável do CDUL: 1 - Michael Dias; 2 - Duarte Foro; 3- João Almeida; 4 - Duarte Gil; 5 - Geordie McSulea; 6 - João Lino; 7 - Filipe Pereira; 8 - Tiago Girão; 9 - Nathan Munro; 10 - Pedro Cabral; 11 - Gonçalo Foro; 12 - Carl Murray; 13 - Francisco Appleton; 14 - Bernardo Canas; 15 - Nuno Penha e Costa.

Sugerir correcção
Comentar