DualStepChair, uma cadeira feita à medida das crianças

Desenhada para os mais pequenos e com especial atenção à postura que as crianças devem desenvolver, a DualStepChair nasceu pelas mãos de três estudantes portugueses e já conquistou prémios lá fora

Foto

Uma ideia que nasceu numa sala de aula e um objecto comum a todas as salas de aula venceu um prémio que premiava criatividade em ergonomia. Atribuído pela Associação Americana de Engenheiros Industriais, "Estudantes do ano 2015", foi dado a três estudantes portugueses do curso de "design" industrial e de produto da FEUP e da FBAUP. 

Estamos a falar da “DualStepChair”, uma cadeira ajustável ao crescimento das crianças por ser regulável em altura e em profundidade num só movimento. O assento, que se adapta a diferentes alturas, foi desenvolvido em parceria com a empresa NAUTILUS; os alunos sabiam que estavam a desenvolver um conceito para um possível cliente, como explica Bárbara Rangel, a professora orientadora: “Os projectos são sempre reais e relacionados com empresas”.

Apesar da distinção que a cadeira recebeu, não foi no âmbito do concurso que a ideia surgiu, mas sim na sala de aula. Olharam para a cadeira que tinham construído, com a ajuda do DesignStudioFeup, e arriscaram: “Vimos que havia um concurso que premiava criatividade em termos ergonómicos e a cadeira tinha todas as condições para fazermos a candidatura”, explica Vitor Carneiro, um dos vencedores. Aliás, Ângela Gomes, Maria João Pato e Vitor Carneiro já sabiam que tinham tido um dos trabalhos mais interessantes o que criou a oportunidade para o desenvolvimento da cadeira e a sua posterior industrialização.

Durante o processo, testaram o assento em várias salas de aula e perceberam que numa delas a criança mais pequena tinha uma diferença de 22cm de outra com a mesma idade. No entanto, o mobiliário escolar de que dispõem não acompanha este crescimento. Tendo em conta que ao longo de 4 anos as crianças podem crescer até 25cm, a cadeira pode durar vários anos e prevenir a má postura de uma forma que as outras cadeiras não conseguem. 

O verdadeiro desafio deste projecto foi, assim, criar uma cadeira que fosse capaz de acompanhar o crescimento da criança ao longo dos anos. Com esta “cadeira evolutiva”, é possivel e, para além de ser empilhável e de baixo custo, pode ser usada nas salas de aula. Por um lado, a cadeira torna possível uma correcta postura ao longo do crescimento da criança, o que impede problemas de saúde relacionados; por outro lado, surge como uma alternativa às cadeiras que são usadas em salas de aulas na primária.

Depois de perceberem o potencial da ideia – e de terem ganho 4 mil dólares, a dividir por todos – fizeram um acordo com a Câmara Municipal de Penafiel para comercializar as cadeiras nas escolas primárias na zona. Enquanto esperam pela patente, os alunos vão tentar alargar a industrialização da cadeira ainda este ano, ao mesmo tempo que continuam a escrever a tese de mestrado baseada na criação deles.

A cerimónia de entrega do prémio decorreu no mês passado, em Nashville, Tennessee (EUA), durante a conferência internacional “18th Annual Applied Ergonomics Conference 2015?, tendo o grupo vencedor marcado a sua presença graças ao apoio financeiro da empresa parceira NAUTILUS.

Sugerir correcção
Comentar