Ouvir música como um rei no Palácio Nacional de Sintra

O Palácio Nacional de Sintra vai ser o cenário de um novo ciclo de concertos de música medieval e renascentista, com agrupamentos nacionais e internacionais especializados neste reportório.

Foto
O Palácio Nacional de Sintra é cenário de novo ciclo de concertos de música medieval e renascentista DR

Em Junho, os amantes de música antiga terão razões para se sentirem como reis.

O Palácio Nacional de Sintra vai ser o cenário de um novo ciclo de concertos de música medieval e renascentista, com agrupamentos nacionais e internacionais especializados neste reportório. Intitulado “Reencontros – Memórias Musicais de um Palácio”, este é o único ciclo em Portugal centrado na música medieval e renascentista, reportório que nos últimos anos quase desapareceu ou está bem menos presente nas programações dos festivais nacionais e nas temporadas da Gulbenkian (o Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim será dos poucos que continua a reservar espaço para a música antiga).

Numa nota de divulgação do ciclo, a Parques de Sintra – empresa responsável pela gestão dos palácios e monumentos de Sintra e co-organizadora do evento, em parceira com o Centro de Estudos Musicais Setecentistas de Portugal – refere que um dos objectivos é “preencher uma lacuna ao nível da música medieval e renascentista, dado que não existe nenhum ciclo nacional centrado neste tipo de reportório”.

Os períodos que delimitam a programação do ciclo – Idade Média e Renascença – correspondem às épocas áureas do Palácio Nacional de Sintra. A proposta é recriar “o imaginário sonoro” que se poderia aí ouvir quando era um lugar de eleição da família real portuguesa, salientam os organizadores. O ciclo terá lugar em três espaços do palácio: a faustosa Sala dos Brasões, com a sua cúpula revestida de pinturas heráldicas ornadas com talha dourada e as paredes revestidas de azulejos azuis e brancos; a Sala dos Cisnes; e o Pátio Central, com a sua azulejaria mourisca. Os concertos terão lugar às sextas-feiras e sábados. Os bilhetes já estão à venda.

Sugerir correcção
Comentar