Xutos plantam "árvore da liberdade" no Jardim Botânico de Vila Real

Plantação de uma gingeira-do-mato, dos Açores, foi a forma escolhida de assinalar o 25 de Abril e o aniversário da banda.

Foto
As plantas do jardim botânico da UTAD estão a ser todas identificadas com placas com QR code, lidas por telemóveis Rui Farinha

Os Xutos & Pontapés vão plantar uma "árvore da liberdade" no Jardim Botânico da Universidade de Vila Real, numa iniciativa que pretende projectar este "museu vivo", assinalar os 35 anos da banda e o 25 de Abril. Todos os elementos da banda vão marcar presença no dia 25 de abril na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) para plantarem uma ginjeira-do-mato, apadrinharem o Jardim Botânico e passarem a integrar o roteiro das personalidades deste espaço.

A universidade transmontana anunciou esta segunda-feira que a árvore escolhida, uma ginjeira-do-mato, foi oferecida pelo Governo dos Açores, pertence à espécie Prunus azorica, e é um dos dez mais raros endemismos açorianos. Esta acção, de acordo com a universidade, vai contribuir para o aumento da biodiversidade no jardim com espécies endémicas da flora portuguesa e ajudar a estreitar laços de cooperação entre a UTAD e os Açores.

No Jardim Botânico da UTAD, um dos maiores da Europa, podem ser observadas espécies vegetais vindas dos quatro cantos do mundo. O seu centro interpretativo alberga o herbário que contém uma coleção de 2.250 espécies diferentes oriundas da Península Ibérica, Norte de África e Europa Central.

Este "museu vivo" está a atualizar progressivamente as suas placas de identificação com recurso a etiquetas visuais QRCode, com códigos visuais impressos que permitem aos visitante ter acesso a um conjunto vasto de informação de cada espécie através do seu telemóvel. Já existem cerca de 500 placas com essa informação num jardim com cerca de mil espécies vivas.

Sugerir correcção
Comentar