Autarca suspeita que Legionella nas águas de Almodôvar foi “sabotagem”

Sociais-democratas e movimento de independentes do concelho alentejano exigem que o município apresente queixa às autoridades.

Foto
Presidente da Águas de Portugal pensa que se poderia poupar 175 milhões de euros por ano marco maurício

Numa entrevista publicada na última edição do semanário regional Diário do Alentejo, António Bota, presidente da Câmara de Almodôvar, disse achar “estranho” o aparecimento da bactéria legionella na rede de água pública em pleno Inverno, quando ela tinha sido eliminada e quando está "cientificamente provado que só aparece no Verão”.

O autarca diz “suspeitar que exista alguma sabotagem”, garantindo que o município “não tem responsabilidades neste caso”, mas imputando à empresa Águas Públicas do Alentejo “o dever de fazer chegar a água aos pontos de distribuição pública em condições”.  

As declarações de António Bota deixaram “estupefacta” a comissão política do Partido Social Democrata (PSD) de Almodôvar que classifica de “inadmissível a forma leviana” como o autarca conclui que a água de Almodôvar “anda a ser alvo de sabotagem, sem qualquer prova ou evidência”.

O PSD diz ainda que o presidente se revela “incompetente e incumpridor do seu dever de autarca” por lançar na comunicação social “a suspeita e o consequente sentimento de medo, insegurança e preocupação” na população, frisando que as análises realizadas no sistema em alta, da responsabilidade das Águas Públicas do Alentejo, “tiveram resultados negativos” quanto à bactéria Legionella pneumophila.

No entanto, o sistema de abastecimento em baixa da responsabilidade do município revela resultados “positivos”, assinalam os sociais-democratas, sugerindo a António Bota que apresente queixa às entidades policiais, “pois de acordo com as suas declarações estaremos na presença de um eventual crime que carece de investigação”.

Também o Movimento de Independentes por Almodôvar reagiu às declarações do autarca com “estupefacção”. Os dois eleitos do movimento com assento no executivo municipal já solicitaram a marcação de uma reunião extraordinária para que António Bota esclareça as razões da suspeita que levantou.  

A vila alentejana esteve sujeita a dois episódios de contaminação da rede pública de abastecimento com a bactéria Legionella no passado mês de Setembro e em meados de Janeiro, que entretanto foram sanados.

Sugerir correcção
Comentar