CitizenFour é o Melhor Documentário nos Óscares de 2015

Um prémio esperado para um favorito que se foca num tema da actualidade - a realizadora agradeceu a "Edward Snowden e aos outros denunciantes".

Foto
DR

O filme CitizenFour recebeu esta madrugada o prémio para o Melhor Documentário nos Óscares de 2015. Centrado na figura do denunciante e analista informático Edward Snowden e realizado pela vencedora de um prémio Pulitzer Laura Poitras, o filme relata o processo que começou depois de a realizadora e o jornalista e advogado norte-americano Glen Greenwald receberem um email do "Citizen Four" e que levou à denúncia das práticas de vigilância e espionagem da Agência de Segurança Nacional (NSA) norte-americana.

No seu discurso de agradecimento, Lauren Poitras subiu ao palco para frisar que as violações das autoridades denunciadas pelo norte-americano "não só expõem uma ameaça à nossa privacidade mas à nossa própria democracia". Partilhando o seu Óscar com Glen Greenwald, a realizadora rematou: "Obrigada a Edward Snowden e aos outros denunciantes [whistleblowers]".


Estavam também nomeados Finding Vivian MaierLast Days in VietnamSalt of the EarthVirunga.

A lista completa de vencedores pode ser consultada aqui.

 

Sugerir correcção
Comentar