Barraqueiro reforça autocarros para o Hospital de Loures

Comissão de Utentes aplaude medida mas diz que os horários estão "muito aquém" das necessidades da população, sobretudo aos fins-de-semana.

Foto
O relatório dá nota negativa ao atendimento nas urgências, com 26% dos atendimentos em 2013 a excederem os tempos máximos recomendados Foto: Daniel Rocha

A empresa de transporte rodoviário Barraqueiro Santo António terá, a partir da próxima segunda-feira, uma nova carreira que vai ligar várias localidades dos concelhos de Loures e de Odivelas ao Hospital Beatriz Ângelo.

Segundo um comunicado da empresa, nos primeiros seis meses, “a título experimental”, a carreira que inicia o percurso no Campo Grande (Lisboa) vai servir a população de Olival Basto e Póvoa de Santo Adrião, em Odivelas, e da Quinta das Flores, Flamenga, Cidade Nova e Torres da Bela Vista, em Santo António dos Cavaleiros, Loures. Através de um acordo celebrado com a Câmara de Loures, o transporte até ao hospital será assegurado nos dias úteis, fins-de-semana e feriados.   

O reforço dos transportes públicos para o Hospital Beatriz Ângelo é uma reivindicação da população – o equipamento serve 272 mil habitantes dos concelhos de Loures, Odivelas, Mafra e Sobral de Monte Agraço – desde que esta unidade entrou em funcionamento, em Janeiro de 2012.

A 27 de Novembro passado, por exemplo, mais de uma centena de pessoas participou numa manifestação organizada pela Comissão de Utentes dos Transportes de Santo António dos Cavaleiros e Frielas, exigindo mais transportes para o hospital a partir desta freguesia do concelho de Loures.

Os moradores reclamavam também a adopção de uma coroa única, para evitar o agravamento do custo do bilhete para quem tem de se deslocar ao hospital, que fica situado no limite do concelho, na fronteira com Odivelas. Na altura, o presidente da Câmara de Loures, Bernardino Soares (CDU), prometeu lutar ao lado da população.

A autarquia "considera, no entanto, que é ao poder central que cabem muitas destas responsabilidades, pelo que tem vindo a pressionar o Governo para que as questões relacionadas com as coroas e os tarifários tenham uma solução que permita a melhoria da mobilidade naquela freguesia", explica numa nota enviada nesta quinta-feira às redacções.

Num comunicado publicado na sua página de Internet, a Comissão de Utentes aplaude o reforço anunciado pela Barraqueiro, mas lamenta que “o horário está muito aquém das necessidades dos utentes e particularmente no que respeita aos fins-de-semana”. Aos sábados e domingos, os autocarros apenas circulam durante a tarde.

A Câmara de Loures conseguiu também alargar o protocolo com a Rodoviária de Lisboa para garantir o prolongamento do percurso do autocarro “Rodinhas” de Moscavide/Portela até à nova Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Moscavide, recentemente instalada no Complexo Multiusos Oriente.

No entanto, ao contrário do acordo firmado com a Barraqueiro, que não implica quaisquer custos para a câmara, o prolongamento do "Rodinhas" “constitui um acrescido esforço financeiro da autarquia para assegurar o acesso da população de Moscavide e da Portela a este novo equipamento disponibilizado pela Câmara Municipal de Loures ao Ministério da Saúde”, escreve a autarquia em comunicado.

A extensão do percurso irá funcionar, a título experimental, das 7h às 19h nos dias úteis (a unidade apenas funciona durante a semana), até dia 31 de Março, período durante o qual será avaliada a procura e as reais necessidades do serviço. O bilhete para este autocarro custa 0,55 euros.

 

Sugerir correcção
Comentar