Fotografia de Mário Cruz chega às ruas da Austrália

Nas ruas de Melbourne, na Austrália, vai estar exposta uma das fotografias do trabalho "Roof", sobre pessoas que vivem em locais abandonados de Lisboa

Foto
Esta imagem, de um casal que vive no barracão de uma oficina automóvel, vai estar em Melbourne Mário Cruz

Uma das imagens do trabalho sobre a crise em Portugal, do fotojornalista português Mário Cruz, será exposta este mês nas ruas de Melbourne, na Austrália, durante o festival de fotografia local, anunciou o colectivo Dysturb. Na página da rede social do Dystrub é possível ler-se que, nas próximas duas semanas, durante o festival Photo Book Melbourne, o colectivo irá "tomar as ruas de Melbourne", com imagens de vários fotojornalistas, incluindo o português Mário Cruz, da agência Lusa.

No site, o colectivo, fundado pelos fotojornalistas franceses Pierre Terdjman e Benjamin Girette, apresenta-se como uma "comunidade que pretende fazer com que o fotojornalismo seja acessível a um maior número de pessoas, colando grandes 'foto-notícias´' nas ruas".

Mário Cruz, contou o próprio à agência Lusa, foi contactado pelo colectivo Dysturb, "depois da publicação do trabalho 'Roof' no New York Times". Em Novembro, "Roof" [telhado], no qual Mário Cruz, em 22 imagens, retrata pessoas que, devido a circunstâncias várias, se viram forçadas ou optaram por viver em locais abandonados, na cidade de Lisboa, esteve em destaque no blogue do jornal "The New York Times", e foi publicado na versão impressa deste jornal.

Foto
Mário Cruz tem 27 anos e é fotojornalista da agência Lusa

Antes da Austrália, para onde irá a fotografia "de um casal que vive no barracão de uma oficina automóvel", uma outra imagem deste trabalho, "de um homem de 63 anos, que vive na moradia que pertence à Câmara de Lisboa", foi colada nas ruas de Londres.

Mário conheceu o trabalho do colectivo Dystrub, que conta com mais de 70 colaboradores de todo o mundo, em Setembro do ano passado no festival de fotografia de Perpignan, em França, um dos maiores e mais importantes certames da área. Os posters que o Dysturb cola nas ruas, adiantou, têm 2.60 por 3.40 metros.

O trabalho de Mário Cruz valeu-lhe a distinção do concurso internacional "30 Under 30", destinado a jovens fotojornalistas de todo o mundo, com menos de 30 anos, que tenham documentado temas da sociedade. O trabalho dos 30 vencedores estará exposto de 21 a 24 de Março, no "The Photography Show", em Birmingham, Reino Unido, para profissionais do fotojornalismo, de fotografia e da cultura. Além disso, os trabalhos serão divulgados nos sites da Magnum Photos e do The Photography Show e estarão nomeados para três prémios de escolha do público, que serão votados através das redes sociais.

Mário Cruz, de 27 anos, venceu em 2014 o prémio de fotojornalismo da Estação Imagem, com o trabalho "Cegueira recente".

Sugerir correcção
Comentar