Monopólio lança edição especial com dinheiro de verdade

No 80.º aniversário do Monopólio em França, a marca que vende o jogo distribuiu milhares de euros em 159 caixas

Foto
Paul Hanna/Reuters

Já há quem jogue monopólio muito a sério. Agora, os compradores mais sortudos poderão encontrar notas reais na caixa do popular jogo em que o objectivo é levar os adversários à falência.

Para comemorar o 80.º aniversário do Monopólio em França, a Hasbro, a multinacional americana que distribui o jogo, colocou dinheiro a sério em 80 caixas. Numa delas, todo o dinheiro do jogo foi substituído por notas de euro, num total de 20.580 euros. Noutras dez caixas, foram colocados 300 euros, e nas restantes 69 estão 150 euros.

“Queríamos fazer algo único”, explicou à agência AFP a gestora de marca da Hasbro em França, Florence Gaillard. “Quando perguntámos aos clientes franceses, disseram-nos que queriam encontrar dinheiro real nas caixas de Monopólio”. Será, porém, precisa muita sorte para conseguir um Monopólio com dinheiro verdadeiro: as 80 caixas fazem parte de um lote de 30 mil de várias versões do jogo. Em França, são vendidas 500 mil unidades por ano.

O jogo surgiu depois da Grande Depressão, a crise económica dos anos 1930 nos EUA, e tem sido jogado desde então. O objectivo é comprar terrenos para construir casas e hotéis, e cobrar aos jogadores cujos dados os façam calhar nessas propriedades.

O tabuleiro é adaptado a cada país — a versão portuguesa inclui locais como a Rua do Ouro, em Lisboa, e a Rua de Santa Catarina, no Porto. Está à venda em 111 países e em 43 línguas. O Monopólio também existe em versão digital, para ser jogado em consolas, computadores e telemóveis.

Sugerir correcção
Comentar