Ugreen: reciclar nas faculdades para ajudar famílias carenciadas

Gonçalo Luz criou um projecto para reciclar papel das faculdades. Por cada 1000 quilos juntam 80 euros para o Banco Alimentar Contra a Fome. Qualquer pessoa pode concretizar a ideia na sua faculdade

Foto
Os actuais coordenadores do projecto Ugreen Nuno Ferreira Santos

Trocar papel por alimentos. A ideia de Gonçalo Luz está em funcionamento em seis faculdades de Lisboa e quer estender-se a mais espaços de ensino — na capital e não só. Chama-se Ugreen e é um projecto dois em um: de sustentabilidade ambiental e de cariz social, este último lado feito em parceria com o Banco Alimentar Contra a Fome, para ajudar famílias carenciadas.

"Lembramo-nos que, como as faculdades movimentam imenso papel, sobretudo em épocas de exames, seriam bons sítios para fazer um projecto de recolha de papel, um projecto ambiental que ajudasse alguém de alguma forma", contou ao P3 António Mira, que com Vasco Filipe se juntou mais tarde ao Ugreen. O projecto começou por ser implementado por Gonçalo Luz na Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa (Nova SBE), no início de 2013. O jovem estabeleceu uma parceria com a campanha Papel por Alimentos, do Banco Alimentar Contra a Fome, que por cada 1000 quilos de papel angaria 80 euros (já foram 100, mas o valor de mercado caiu entretanto) para fins solidários.

Até agora, o Ugreen já recolheu 18,05 toneladas de papel — o que corresponde a 1805 euros. "A nível ambiental, o papel por nós reciclado evitou o abate de 308 árvores, o consumo de 46.623 litros de petróleo e 478.288 litros de água", calculam. 

Foto
Faculdades disponibilizam caixas para alunos depositarem papel para reciclagem Nuno Ferreira Santos

Alargar o projecto

Além da NOVA SBE, o projecto já chegou à Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, ao ISEG, à Escola Superior Hotelaria e Turismo do Estoril, à Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e à Universidade Lusófona. Mas o objectivo é maior: "Gostávamos de o estender a nível nacional, mas este projecto exige um controlo grande, por isso poderá ser ainda algo demorado."

A ideia de espalhar o Ugreen passa por uma espécie de "franchising" da ideia. Quem quiser criar um projecto semelhante na sua faculdade pode associar-se aos três jovens (usando o mesmo nome ou outro, desde que a palavra Ugreen se mantenha) , sem custos associados. Para iniciar o projecto com sucesso, aconselham, é preciso criar uma equipa com um mínimo de três pessoas (e um máximo de cinco), garantir um espaço na faculdade para a recolha de papel e colocar pelo menos uma caixa de recolha (isto depende da dimensão da faculdade) num local estratégico (perto da biblioteca ou num corredor principal, sugerem).

Os projectos criados têm "autonomia" em termos de gestão do dia-a-dia e realização de campanhas publicitárias da ideia, por exemplo, mas Gonçalo, António e Vasco permanecem como os coordenadores. Sempre que se consiga juntar um mínimo de 500 quilos de papel, as faculdades podem contactar a Ugreen e o Banco Alimentar Contra a Fome para que estes façam a recolha.

Sugerir correcção
Comentar