Nova Iorque proíbe tatuagens e piercings em animais

Foto polémica inspirou a aprovação de uma nova lei em Nova Iorque. Quem não cumprir pode pagar multas até 200 euros ou cumprir 15 dias de prisão

Foto
A fotografia do cão tatuado pelo artista Mistah Metro indignou defensores dos animais DR

Fazer tatuagens e piercings em animais será crime no Estado de Nova Iorque já a partir de Abril do próximo ano. A nova lei prevê penas de prisão de 15 dias ou multas até 200 euros para quem cair no incumprimento.

Apesar de serem consideradas crueldade animal — crime em todo o território dos Estados Unidos da América —, as tatuagens e piercings são feitas em alguns animais sem que os responsáveis sofram qualquer consequência. "É simplesmente cruel", considerou a deputada estadual Linda Rosenthal, recordando que ao contrário dos humanos que podem escolher as suas "predilecções estéticas", os animais não têm essa opção.

A legislação agora aprovada foi inspirada pela fotografia polémica de um cão que, depois de sedado, foi tatuado pelo proprietário, um artista de Brooklyn chamado Mistah Metro. A imagem tornou-se viral e indignou defensores dos direitos dos animais um pouco por todo o mundo, que exigiram que o Estado de Nova Iorque esclarecesse a sua posição relativamente a esta prática.

A lei contempla excepções para marcas feitas para identificação dos animais ou por razões médicas, mas esses casos passam a exigir uma aprovação prévia escrita. Nos EUA, só o estado da Pensilvânia tem uma legislação semelhante, mas, segundo o Inhabitat, Nova Jérsia deverá juntar-se a esta lista brevemente.

Sugerir correcção
Comentar