Não foi o dia do CDUL em Valladolid

Os campeões nacionais foram batidos pelo VRAC, por 32-8, e a Taça Ibérica desta vez ficou em mãos espanholas

Foto
Miguel Rodrigues

O CDUL foi derrotado neste domingo, em Valladolid, pelo VRAC, por 32-8, na 35.ª edição da Taça Ibérica, em râguebi. No Estádio Pepe Rojo, a formação espanhola mostrou estar muitos furos acima das duas edições anteriores, nas quais foi derrotada pelo CDUL e pelo Direito, e pela primeira vez conseguiu vencer no frente a frente com o campeão português.

Há um ano, em Monsanto, o Valladolid Rugby Asociación Club (VRAC) apresentou uma equipa muito desfalcada e foi presa fácil do Direito (41-11), mas desta vez, a jogar em casa, a formação espanhola não desvalorizou a Taça Ibérica e mostrou ter um conjunto de qualidade.

 

Com seis estrangeiros no XV inicial, onde se destacavam jogadores de excelente nível, como o pilar Alex Woonton ou o terceira-linha Kalo Gavidi, e 19 profissionais no plantel, o VRAC rapidamente mostrou ter superioridade nas formações-ordenadas e explorou essa vantagem. No entanto, embora os espanhóis tenham assumido o controlo desde o apito inicial, o CDUL esteve perto do ensaio num contra-ataque aos 5’, mas Nuno Penha e Costa não dominou a bola, acabando por perder o seu controlo.

Foto

 

Foto

Dez minutos mais tarde, confirmando o ascendente, o VRAC colocou-se em vantagem (3-0) e pouco depois aconteceria um dos momentos do jogo: Duarte Gil viu um cartão amarelo e, na sequência da jogada, o árbitro penalizou o CDUL com um ensaio-penalidade após uma falta numa formação-ordenada (10-0).

 

Com menos um jogador durante 10 minutos, os “universitários” ficavam com mais dificuldades e o VRAC aproveitou para, aos 27’, voltar a pontuar: após um alinhamento, a equipa de Valladolid montou um “maul dinâmico” que terminou no segundo ensaio marcado pelo pilar Pablo Gutiérrez (17-0).

 

Em cima do minuto 30, Pedro Cabral deu os primeiros pontos aos campeões nacionais (17-3), mas apesar de, na parte final da primeira metade, ter sido o CDUL a estar em vantagem numérica (regresso de Duarte Gil e cartão amarelo para Gutiérrez), foi o VRAC que somou mais três pontos, através de uma penalidade do neozelandês Dan Snee.

 

No início do segundo tempo ainda pareceu possível surgir uma reviravolta, após Carl Murray marcar ensaio logo no segundo minuto, mas os 12 pontos de diferença (20-8) duraram pouco. Aos 48’, o formação Pablo Gil enganou Penha e Costa com uma simulação de passe e deixou a Taça Ibérica mais perto de Valladolid: 27-8.

 

Com mais posse de bola, o CDUL mostrava ter mais qualidade nos três-quartos, que num par de ocasiões furaram a defesa espanhola, mas as jogadas perderam-se no contacto, com bolas largadas para a frente que impediam os “universitários” de somarem pontos.

 

E seria precisamente após um “avant” de Murray que o VRAC marcaria o seu quarto ensaio, novamente por Pablo Gil, que fixou o resultado em 32-8, garantindo à equipa de Valladolid a primeira Taça Ibérica, enquanto o CDUL permanece com três troféus.     

Sugerir correcção
Comentar