Um blogue para ensinar a comer melhor

Foto
Daniel Rocha /Arquivo

Para ajudar os portugueses a terem uma alimentação mais equilibrada, o Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável criou o blogue www.nutrimento.pt, que, entre outras coisas, esclarece quais são os 10 princípios da Dieta Mediterrânica em Portugal, enumerados num cartaz de fácil leitura.

O blogue oferece ainda sugestões para se “comer barato” que passam, por exemplo, por adequar o tipo e corte da carne ao método de confecção (com imagens que ajudam a identificar os vários cortes nos diferentes animais). E disponibiliza um ebook com “receitas saudáveis e sustentáveis” para uma utilização integral dos alimentos, além de receitas para cozinhar com menos gordura, artigos sobre as vantagens nutricionais de certos alimentos, e ainda uma série de informações sobre a alimentação nas escolas.

Numa secção dedicada a notícias encontra-se, por exemplo, um texto sobre alimentação escolar datado de 1983 e da autoria de Emílio Peres, considerado o pai da Nutrição em Portugal. É, aliás, em homenagem a Emílio Peres que o blogue foi baptizado como Nutrimento, uma definição criada por este investigador e pedagogo e que se aplica a “uma substância ou princípio nutriente ou nutritivo, elemento útil ao funcionamento do organismo, que é próprio dos alimentos.”

 

Sugerir correcção
Comentar