Descoberto na Noruega o primeiro filme de Natal da Disney

Empty Socks é um filme da Disney de 1927 que se julgava perdido.

Filme foi digitalizado e enviado para a Disney
Fotogaleria
Filme foi digitalizado e enviado para a Disney AFP
Fotogaleria
Vemos Osvaldo, o Coelho Sortudo, vestido de Pai Natal
Fotogaleria
Empty Socks será mesmo o primeiro filme sobre Natal da Disney
Fotogaleria

Sabia que antes do rato Mickey, existiu o Osvaldo, o Coelho Sortudo? Falamos dos primórdios da Disney. É Osvaldo o protagonista da cópia encontrada na semana passada na Noruega, num inventário que a biblioteca nacional daquele país está a levar a cabo. Ainda assim, o filme não está completo mas é muito mais do que aquilo que se conhecia até agora e que é um extracto de 25 segundos apenas disponível na colecção do MoMA (Museu de Arte Moderna de Nova Iorque). Esta é, aliás, a única cópia que se conhece do filme, que se passa no Natal.

A versão original de Empty Socks tinha a duração de cinco minutos e 30 segundos. Na cópia encontrada na Noruega, que foi digitalizada e enviada para a Walt Disney Co, falta cerca de um minuto.

“No início não sabíamos que se tratava de um tesouro cinematográfico perdido”, disse à AFP Kjetil Kvale Soerenssen, arquivista na biblioteca de Mo i Rana, explicando que “o filme estava em duas bobines, cujas etiquetas não eram claras”.

Ao The Art Newspaper, Eirik Frisvold Hanssen, o responsável pelo departamento do cinema da Biblioteca Nacional disse estar disponível para fazer chegar ao MoMA esta cópia, caso o museu esteja interessado: “Poderá ser feito um acordo.” Ao mesmo jornal, o museu disse não ter tido ainda nenhum contacto por parte da Noruega.

O filme pertenceu originalmente a um privado, antes de acabar na colecção do Instituto do Cinema Norueguês, que entregou a sua colecção à Biblioteca Nacional da Noruega. Estava há anos armazenado nos cofres esquecido.

Empty Socks foi primeiro encontrado em 2008, embora não tenha sido identificado. Isso aconteceu apenas este ano e só na semana passada foi anunciada a sua descoberta. A sua identificação só foi possível com a ajudo do cartoonista e editor David Gerstein. “O filme foi originalmente exibido na Noruega em 1929. Enquanto as cópias nos outros países se perderam, na Noruega acabou de alguma maneira no nosso arquivo”, acrescentou Eirik Frisvold Hanssen.

De acordo com os registos, Empty Socks será mesmo o primeiro filme sobre Natal da Disney. Nele vemos Osvaldo, o Coelho Sortudo, vestido de Pai Natal e a celebrar a data com crianças órfãs. O pedaço que falta ao filme mostrará as crianças a receber os seus presentes.

O filme vai agora ser exibido na Biblioteca Nacional, em Oslo, na quarta-feira, dia 17.