Provador virtual adapta digitalmente a roupa a cada pessoa

O "Smart Fitting Room" é uma espécie de "espelho mágico" que permite ao utilizador ver, numa loja, como lhe ficaria uma determinada peça de roupa sem ter que a experimentar

Foto
Adriano Miranda

O Centro de Computação Gráfica (CCG), sediado na Universidade do Minho, desenvolveu um sistema virtual de prova de roupa assente nas últimas tecnologias de visão por computador. A apresentação do projecto ao meio empresarial ocorreu recentemente no Centro Tecnológico Têxtil e Vestuário, em Vila Nova de Famalicão.

O "Smart Fitting Room" é uma espécie de "espelho mágico" que permite ao utilizador ver, numa loja, como lhe ficaria uma determinada peça de roupa sem ter que a experimentar.

"Temos um sistema de visão por computador que "observa" a pessoa, consegue extrair a silhueta e adaptar digitalmente o vestuário. Tem interface gestual, ou seja, o cliente interage com o sistema através de gestos, sem necessitar de tocar", explica ao Ciência 2.0 João Nuno Oliveira, director executivo do CCG.

Com este "espelho inteligente" será possível provar digitalmente peças de roupa e ver se combinam. "No fundo é aquele teste básico que todos fazemos quando estamos nas lojas: pegar numa peça de roupa e encostá-la ao corpo para ver como fica", exemplifica, acrescentando que o sistema tem a capacidade de "esticar" a roupa e inseri-la na estrutura corporal de cada um.

Para além da prova virtual, o sistema faz também sugestões a nível de vestuário que combinam com as opções do cliente, bem como recomendações associadas às vendas que a loja teve no passado. "O sistema consegue identificar que a maioria dos clientes que compraram calças do tipo A compraram também camisolas do tipo B", indica João Nuno Oliveira.

A cabine de prova inteligente engloba ainda uma série de outras funcionalidades, como um assistente virtual, possibilidade de navegação pelo catálogo da loja e ligação às redes sociais.

O próximo passo deste projeto, em desenvolvimento desde 2011, será testar o "Smart Fitting Room" em terreno de loja, adianta o responsável.

Sugerir correcção
Comentar