Holanda põe em marcha plano para conter surto de gripe das aves

Estirpe altamente contagiosa para as aves foi detectada numa exploração no Centro do país. Bruxelas reúne-se para adoptar medidas de emergência.

Foto
As autoridades sanitárias iniciaram ainda no domingo o abate das 150 mil galinhas da exploração Marco De Swart/Reuters

A Comissão Europeia prepara-se para adoptar medidas de emergência após a descoberta de uma estirpe altamente contagiosa de uma da gripe aviária numa exploração na Holanda. As autoridades locais impuseram já medidas de contenção e iniciaram o abate dos 150 mil animais ali existentes.

A estirpe em causa – identificada pela sigla H5N8 – foi detectada pela primeira vez na Europa no início do mês, numa quinta na Alemanha. Apesar de não se conhecerem casos de transmissão entre aves e humanos, um surto deste vírus obrigou ao abate de milhões de aves na Coreia do Sul, adianta a Reuters.

“É uma estirpe altamente patogénica para as aves”, explicou o porta-voz do Ministério da Agricultura holandês, Jan van Diepen, adiantando que o vírus “não é tão perigoso para os humanos”, já que só quem tem “contacto muito próximo com as aves” corre o risco de ser infectado.

O vírus foi detectado numa exploração em Hekendorp, na região central da Holanda, que produz sobretudo ovos para o mercado interno. Após a descoberta, as autoridades decidiram proibir, por um período inicial de 72 horas, o transporte de produtos aviários em todo o país, incluindo animais vivos e ovos, bem como alimento para aves e estrume. Peritos sanitários começaram, ainda durante o dia de domingo, a abater as 150 mil galinhas existentes na exploração.

A Comissão Europeia deverá estender as medidas de protecção para fora de fronteiras, impondo um embargo temporário à venda de produtos aviários oriundos da zona mais próxima da exploração tanto para outros Estados-membros como países terceiros.

A Holanda é o maior exportador mundial de ovos e um dos que mais vendem produtos aviários, tenho na vizinha Alemanha o seu grande cliente. Foi, aliás, numa exploração daquele país, na Pomerânia Ocidental (Norte), que o vírus H5N8, oriundo da Ásia, foi detectado pela primeira vez em solo europeu.

Já nesta segunda-feira, as autoridades sanitárias britânicas detectaram um novo surto de gripe aviária numa exploração de Yorkshire (Norte) que se dedica à criação de patos. Os serviços de veterinária adiantam que se trata de uma estirpe de H5, mas não o H5N1 que em 2003 foi responsável por um surto transmissível aos humanos que provocou mais de 400 mortos no Sudeste asiático.

Diferentes estirpes dos vírus H5 e H7 infectaram seres humanos, dando origem a surtos e receios de que pudessem dar origem à há muito temida pandemia mortal de gripe. No entanto, a maioria dos agentes patogénicos detectados em aves não são facilmente transmissíveis aos humanos. Mas estes surtos ajudaram a criar protocolos de contenção como os que agora estão em marcha na Holanda.

Sugerir correcção
Comentar