Jerry Bruckheimer adapta para a televisão American Gigolo

O filme que fez de Richard Gere uma superestrela, em 1980.

Fotogaleria
Fotogaleria
"My God Michelle! it has taken me so long do come to you" - a sequência da redenção em American Gigolo (Lauren Hutton na foto)

Ao procurar nos seus arquivos, a Paramount Television deu de caras com Americano Gigolo e acaba de anunciar a sua associação com o produtor Jerry Bruckheimer com vista a uma adaptação televisiva do filme de Paul Schrader que transformou Richard Gere numa das estrelas do cinema americano dos anos 80.

Bruckheimer fora o produtor do filme, será o produtor executivo do novo projecto e Schrader, que foi o realizador e argumentista, servirá como consultor, segundo anuncia a Variety.

Os resumos de sinopses dirão que American Gigolo foi um "drama criminal" de 1980 centrado à volta da personagem de um gigolo, interpretada por Gere. E foi um enorme sucesso - Call Me, dos Blondie, na banda sonora -, transformando Gere em superestrela: do dia para a noite o actor passou a alvo obsessivo dos paparazzi (como Raymond Depardon documenta no seu Reporters, filme desse mesmo ano, 1980, numa sequência em que o actor tenta, mas não consegue, andar a pé em Paris).

“Como a sua estética noir como assinatura, American Gigolo permanece um thriller psicológico excitante", resumiu Bruckheimer, o agora associado à Paramount Television.

É isso, sim, é o lado Bruckeimer do filme. Mas há Schrader.

American Gigolo é uma história de amor, de encontro entre o prostituto Julian Kaye (Gere), e o seu mundo de carros, cacaína e roupas, com a infeliz mulher de um político (Lauren Hutton). História de um crime, de um plot de incrimação, é, finalmente, uma história de salvação. American Gigolo mostrava o confronto com o mundo do calvinista Schrader, que nessa altura já escrevera o Taxi Driver para Scorsese, nos primeiros anos da sua carreira como realizador (Blue Collar, 1978, Hardcore - A Rapariga da Zona Quente, 1979, e American Gigolo, 1980): experimentava o mundo para nele encontrar, no superficial, no mundano, no sórdido, o caminho para a redenção.

Schrader filmava com a sua "tese" debaixo do braço, Transcendental Style in Film, texto dedicado à obra de Ozu, Dreyer e Bresson, e este cineasta é uma óbvia influência, através do seu Pickpocket, em American Gigolo - é ver a sequência do My God Michelle! it has taken me so long do come to you , um dos grandes momentos do cinema americano daqueles anos, para muitos uma epifania que o filme entregava ao espectador de forma inesperada e... milagrosa.

Do contrato que Bruckheimer assinou com a Paramount, estão em projecto sequelas de Beverly Hills Cop and Top Gun.
Por seu lado, a Paramount TV anunciou os seus planos para a adaptação televisiva de Ghost.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários